terça-feira, 19 de maio de 2009


Lula e Hu Jintao


A diplomacia do petróleo


O encontro dos dois presidentes na China reforçou o comércio entre os dois gigantes da economia mundial. O petróleo dominou as conversas.


Acordo nesse sentido foi assinado. E Lula conseguiu US$ 10 bi para a Petrobras explorar o pré-sal. O PSDB está com insônia.


Claro que o Brasil vende muita matéria-prima...Precisa vender produtos de maior valor. Os olhos dos chinos precisam abrir mais.


Mas o caxeiro-viajante Lula estava correto quando dizia no começo do mandato que correria o mundo vendendo os produtos nacionais.


Conseguiu.

___________________________________________________________________

O que é o pré-sal?

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.

Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.[folhaonline]

Um comentário:

Marcos de Luca Rothen disse...

Ainda tem muito petroléo no mundo para ser explorado! Lembrando que os EUA ainda guardam suas reservas no mar!