segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que Sena espera do governo?


Tião Viana e seus secretários vão visitar Sena Madureira...O Principado (termo meu usado para destacar o descaso com que a cidade tem sido tratada nas últimas décadas pelos governos que passaram pelo Palácio Rio Branco)


No que diz respeito ao povo muita esperança e disposição em mudar...


A cidade de Sena deu maioria de votos ao governador Tião e agora quer a retribuição com medidas e ações que recoloquem o município no rumo do desenvolvimento.


Na cidade, Tião Viana vai encontrar...


Sérias dificuldades.


Uma prefeitura sem recursos para investimentos nos próximos meses e talvez até nos próximos anos. Além disso, a máquina municipal está sucateada – e superada -  e requer um urgente plano de modernização do seu funcionamento.


Os índios. Uma calamidade. Famílias inteiras de indígenas perambulando pelas ruas sem assistência alguma. O poder público não pode fechar os olhos! Que tal uma Aldeia Urbana no próprio município? Com escola, assistência médica, espaço para cultuar seus valores e apoio para convivência na cidade....Nunca o desprezo!


Infraestrutura urbana. Com 35.500 hab (senso IBGE 2010) a cidade carece de tudo. Não tem rede de esgoto, não há ruas decentemente pavimentadas, e muito menos calçadas de pedestres, que são obrigados a andar ainda pelo meio das vias.


Bairros. A maioria é formada por jovens que vivem a esmo sem uma ocupação. A carência de empregos em Sena é um dos tormentos da cidade. A violência aumenta a cada dia e o presídio aumenta o número de presos a toda hora. Aliás, o presídio é imponente e é o primeiro cartão de entrada de Sena. O visual é um horror!


Produção. O símbolo da produção agrícola do município não é exemplo para ninguém. Na Feira da cidade a sujeira toma de conta, o que afasta a clientela. Não há gestão, muito menos zelo com o local de exposição de alimentos e comidas. Uma lástima. Isso sem falar nos ramais e na logística de apoio ao escoamento da produção. Não é raro faltar macaxeira e banana na cidade, acreditem!


Educação. Sena precisa investir nos modelos de escola em tempo integral. O  prédio onde funciona o Colégio Santa Juliana, que já foi símbolo de elegância e formou várias autoridades do Acre -  está em precárias condições físicas. Salvam-se os esforços de gestores e professores.


Saúde. Sena Madureira (Santa Rosa, Manoel Urbano e Boca do Acre dependem do Hospital João Câncio)) precisa ser melhor atendida. Por que o município não pode sonhar com um hospital com mais médicos (hoje são 04 apenas) e até com uma UTI num futuro não muito distante? Isso mesmo! Por que Sena não pode ter uma Unidade de Terapia Intensiva?


Esportes. Não existe uma política de Esporte para a juventude. Algumas iniciativas isoladas acontecem, mas não resolvem porque não há seqüência. A imagem do fantasma do Estádio de Futebol, na entrada da cidade, jogada às traças, fala por si. Sena nem sabe que existe um Campeonato Estadual de Futebol.


Cultura. O pior problema de Sena é o ócio. O ócio improdutivo. Não há política de cultura. Nem do município nem do Estado. Em Sena os finais de semana são aproveitados em bares por boa parte dos jovens. Não há bibliotecas, livrarias, cinemas, teatro...nada. Sem Cultura Sena não terá a menor chance de sair do atoleiro.


Os mortos. Em Sena, o Cemitério oficial do município é um convite ao desrespeito. Total falta de cuidado com os que ajudaram a construir a cidade. Nem a limpeza básica é feita no Campo Santo de Sena.


Comércio. Os empresários são uns heróis, pois conseguem sobreviver numa economia em bancarrota. O poder público não se comunica com o empresariado. A principal avenida do comércio (Padre Egidio) está se acabando. É preciso revitalizá-la. Torná-la bonita para elevar a autoestima do comércio e da cidade.


Madeira. Nenhum município é tão bem servido com a espécie do que Sena. Que tal investimentos no setor com treinamento em mão-de-obra para construção de móveis e afins? Convênios com a Itália é possível...!


Por fim, acredito que o governador dedicará algum tempo seu para pensar as saídas para o Principado de Sena, que está fora da agenda (política, econômica e cultural) do Estado faz uma longa data.


A fé move montanha. E se a população tiver consciência de sua força....

4 comentários:

Luciano disse...

É Braña, conferi de perto essa realidade, realmente a cidade tá uma lástima, o pior de tudo
é que Sena Madureira fica apenas a 140 Km da capital, com uma estrada 'asfaltada".

Leudes disse...

Olá Branã!

Que bom que você agora retratou de fato a realidade do seu, do nosso principado. Eu acredito sim que o Governador vai olhar para Sena como é preciso olhr. Mas é necessário que o Nilson esteja realmente disposto a mudar essa realidade. (eu continuo acreditando que ele é capaz).
Você está muitissimo certo é urgente a necessidade de aumentar a auto estima dos nossos coterrâneos.
Leudes

GILBERTO LIRA disse...

AMIGO BRAÑA,VOU DISCORDAR DE SEU COMENTÁRIO SOBRE A CULTURA. TEMOS SIM MUITAS DIFICULDADES, PORÉM, TEMOS SIM BIBLIOTECA,ESTÁ FUNCIONANDO O CINE MAIS CULTURA,TEMOS BONS GRUPOS TEATRAIS,HIP HOP FORTÍSSIMO CAPOEIRA ,O ARTEZANATO DA COMUNIDADE CAZUMBÁ E RESPEITADO EM TODO ACRE, NOSSO CARNAVAL,SENA FOLIA QUE ESTÁ DE VOLTA, DRAMATIZAÇÃO DA SEMANA SANTA, NOSSA FESTA JUNINA COM APOIO MUNICIPAL À TODAS AS ESCOLAS, ARRAIAL DO MES DE MAIO, FESTA DO MANDI.E EM BREVE A FUNDAÇÃO ESTA CRIANDO O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E O FUNDO MUNICIPAL.
SABEMOS QUE AINDA É POUCO MAIS SE DEUS QUISER VAMOS MELHORAR.ABRAÇO

Leudes disse...

Branã,
Fiquei muito triste com o que aconteceu na Igreja, é uma pena que ainda aconteça este tipo de coisas. Tenho muitas lembranças daquela Igreja.
Veja só, como você tem bastante contato com o Padre Paolino diga para ele guardar as pedaços das imagens, pois aqui em Rio Branco tem uma senhora que faz restauro em artes sagras, e ela pode restaurar as imagens que são de 1927.não podemos peder mais um patrimônio histórico de nossa cidade


Leudes