quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cadernos de Sena


Saudade: antes a Padre Egídio era bonita e organizada.



Comércio fraco, cidade...



Um dos símbolos do apogeu da borracha foi o comércio de Sena Madureira. Sua relação umbilical com o Amazonas deu ao município condições para que naquela época a cidade vivesse dias de progresso. E o que se vê hoje?


Sena tem um comércio em decadência. Os comerciantes estão à mercê da péssima política e não veem perspectiva de melhora na economia local. Não há geração de riqueza na cidade vinda do comércio que, fragilizado, que não sabe o que fazer.


Sem comércio forte nenhuma cidade vai adiante. Como o poder público não se relaciona como deveria com o empresariado local, as coisas só tendem a piorar. Sena Madureira precisa ter uma Associação Comercial forte. A de Cruzeiro do Sul, por exemplo, completou 100 anos um dia desses e tem sido protagonista no Juruá. E a de Sena?


A Associação Comercial de Sena precisa ser reinventada. Quando isso for feito precisa reunir os comerciantes e organizá-los no sentido de cobrar do poder público – local e estadual – condições para o desenvolvimento. Se o município não cresce o comércio não cresce e vice-versa.


A rua Padre Egídio, para começo de conversa, precisa ser refeita. Revitalizada. A beira do rio Iaco, no centro, precisa voltar a ser a beira do rio do Iaco. A Padre Egídio tem que ser uma rua bonita, iluminada, asfaltada e com calçadas de pedestres decentes. Ninguém tem disposição de comprar quando o local é feio. Todo mundo que ir a um local agradável e que faça bem aos olhos. Como não existe shopping a rua tem que ser bonita. É a regra número zero do Capitalismo.


Afinal de contas, o comércio é a mola de qualquer cidade. Se o comércio é fraco a cidade não anda para frente e a tendência é ir piorando cada vez mais. Os comerciantes de Sena são verdadeiros heróis. Então, mãos à obra.


Sem perda de tempo.

Um comentário:

Josandro Cavalcante disse...

Cara Jornalista Brana,

Concordo com vc, "comercio fraco, cidade fraca". Quanto a rua Padre Egidio ser refeita quero lembrar que o Governador Binho enviou em setembro de 2008, 900 mil reais para a revitalização do centro da cidade, o dinheiro sumiu e a revitalização ficou apenas no sonho. A Suframa destinou atraves do convenio 001/2007 300 mil reais para reformar o mercado velho, a obra nunca foi terminada e o empreiteiro denunciado no MPF/AC pousa de hilux na cidade, mais uma obra inacabada. Digo isso porque tambem como voce, amo essa terra.

Grato,
Josandro Cavalcante