sábado, 1 de maio de 2010


[Cadernos de Sena]



Fora da agenda


Começou a dar resultado o ‘Cadernos de Sena’. Manifestações a favor e contra pipocaram durante a semana. Bom sinal.


O atraso na política do município, restrita a briguinhas paroquiais de grupinhos em busca do poder na cidade, apenas, levou a cidade a mergulhar no ostracismo.


Sena Madureira, que já foi protagonista da cena política do Estado, está fora completamente faz um tempão.


A cidade está fora da agenda política, esportiva, cultural e econômica do Estado há décadas. Não tem influencia em nada nos destinos do Estado.


Vou dar apenas um exemplo: a Frente Popular anunciou sua pré-chapa e não há um único nome da cidade integrando o time majoritário. O Juruá, com o seu protagonismo - tomou de conta junto com a capital.


Também na oposição, Sena não tem participação efetiva. Os nomes que se debatem passam longe do município.


E por que isso acontece? Porque Sena saiu do trilho há muito tempo e não tem sido consultada em nada na grande política do Acre. Perdeu o bonde da história.


Eu mesmo tenho críticas ao governo da Frente Popular com relação a Sena. Acho que a cidade foi esquecida.


Mas isso é culpa, principalmente, das suas próprias lideranças, que não sabem ou não souberam se impor com reivindicações de interesse da população. Só pensam em ganhos individuais.


Resultado: Sena está desanimada, triste e sem perspectiva de futuro.


Sena precisa rever sua política, seus métodos arcaicos. Para isso a comunidade tem que reagir. A juventude precisa ser estimulada a romper com esse atraso que afoga a cidade e não a deixa sair do lugar.


Uma nova ideia para Sena é urgente.

Um comentário:

Chardes disse...

Sena é um lugar onde o eleitor ainda não despertou para uma única realidade: campanha eleitoral não é a final do Campeonato Brasileiro de Futebol, isso implica dizer que eleitor não pode se comportar como torcedor ou se manifestar como tal. Porém, essa é uma realidade nacional, onde partidos políticos se comportam como times de futebol, candidatos como craques e eleitor como torcedor. No final alguns choram e outros comemoram a taça. Depois da festa a maioria só perde.