quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Benjamim, a árvore de todos nós, na Pça 25 de Set.

Sena, 104


Para mim é muito difícil falar de Sena Madureira sem emoção...

Sena é como uma paixão, que arrebata você e vai te consumindo até você se entregar... ...Completamente.

Já disse outras vezes que Sena é a minha Itabira, embora eu, nem de longe, tenha o mesmo talento do cidadão mais nobre daquela cidadezinha mineira.

Nasci e vivi até os 17 anos no bairro da Pitombeira, na travessa José Barquet, numa casa de madeira, hoje desfigurada, mas que guarda ainda as linhas fundamentais e os pregos batido pelo meu velho pai Almir Bezerra.

A cidade está completanto hoje 104 anos. Não estarei lá! Não é feriado em Rio Branco, mas bem que poderia ser. No aniversário de Sena todo o Acre deveria comemorar com um feriado nos 22 municípios!

Sei que Sena vive dias conturbados por conta da eleição para prefeito. Tomara que a cidade saiba escolher o melhor para os próximos quatro anos.

Mas não me interesso por Sena somente em tempos de eleição. Suas raízes, seus cheiros, seus jeitos andam comigo por todo canto. Me perseguem...

Ultimamente ando pensando muito em Sena Madureira e quem lê este blogzinho sabe disso. Não sei o que vai acontecer com esses pensamentos todos sobre a minha cidade.

Acho que o maior investimento que Sena deve receber é na área cultural. A cidade precisa investir em cultura... Só assim terá chance nesses próximos 100 anos.

Confidências de um senamadureirense

Não! Sena para mim não é apenas um retrato na parade.

É lembrança, tristeza, e alegria dos dias

Em que joguei peteca [bola-de-gude]
, futebol

Com os amigos que hoje estão adultos
\\

De Sena eu trouxe tudo o que não tenho

Não trouxe gado, ouro, nem fazendas

Hoje sou professor e jornalista

Tenho filhos, esposa, e uma vontade louca

De transformar Sena numa Paris\\

E enquanto isso não acontece

A dor vem e se instala até não sei quando...

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da foto da árvore!
Lembrei dela .. é um marco!
Quantos anos será que ela tem?

Que belo..o que escreveu "uma vontade louca de transforma Sena numa Paris".

Realmente investir em cultura é tudo e lembrar que a história de Sena é rica em detalhes.

Eu me lembro a primeira vez que cheguei a Sena após umas 12 horas de uma longa espera em um onibus que percorreu uma estrada cheia de buracos e muita lama, debaixo de uma chuva torrencial, não havia ponte, e, quando cheguei ao descer a barranca do rio para pegar a catraia eu escorreguei com mala e tudo e praticamente cheguei na beira do rio tipo em um "tobogã" à beira da piscina. Que mico! peguei a catraia suja de barro, ensopada da chuva e procurando no escuro me localizar e depois subir a barranca do outro lado e chegar meio que "cega" na cidade. Não sabia o rumo e tão pouco onde haviam os hotéis, você deve presumir para onde me indicaram e para onde eu acabei indo.
É claro para o hotel perto da praça que tem essa árvore.

Será que alguém passou algum mico desse algum dia praticamente rolar barranca do rio..ficar embarreada.. molhada da chuva.. que bela chegada!!

Depois construiram as pontes, salvo engano uma de madeira, depois veio o asfalto da estrada e a realidade de hoje é outra.

Mas que lembrei da minha entrada/estréia em Sena lembrei ..nossa que vergonha eu passei.

Pois é o que uma foto não faz.. voltar ao passado uns 24 anos atrás.

Um abraço

Marystela