segunda-feira, 16 de março de 2009


Acreano sim, senhor!




Vou continuar grafando acreano. Também não sei quem inventou essa bobagem, mas me recuso a escrever.


O gentílico de quem nasce por aqui é Acreano e ponto final. Já li as explicações de um linguista sobre o assunto, mas não me convenceu. Quando mudarem o nome do Acre para Acri...


Daqui uns dias vão mudar o nome da gente e nem vamos ficar sabendo.


Sou acreano e vou continuar sendo.

2 comentários:

Nuvem de Algodão disse...

Querido, a palavra "acriano" sempre existiu. Acontece que sempre houve resistência de alguns gramáticos em aceitá-la. O VOLP(Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa)registrou a forma "acreano". Os linguistas modernos, aproveitando as mudanças na ortografia da Língua Portuguesa, no caso o professor Antônio Houais, mediador do Acordo Ortográfico No Brasil, registrou a forma "acriano", que é a certa. Compare: Iraque: iraquiano, logo não há nenhuma razão para que haja "acreano". Portanto, use-a ,e não estarás infringindo o português padrão, pois esta é a certa e chegou em boa hora para alegria daqueles que gostam de uma língua escrita sem aberrações. Um grande abraço.

Blog do Braña disse...

Meyylla, a língua é consequência dos costumes...As invenções dos linguísticas é que é são as exceções...Aceito as ponderações, mas vou continuar usando acreano....desde o começo foi assim.

Ah, há pouco mais de 100 anos não existia a palavra acriano, para determinar o gentílico, nem estado havia...isso é coisa de pouco tempo.

Vê se concorda: isso é uma grande bobagem e não tem nada a ver em escrever ou falar a língua corretamente. O Idioma correto é que aquele em que o emissor e receptor se entendem.
abç.