segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Carnificina


Ninguém freia a fúria israelense.


Os ataques contra os palestinos já somam algumas dezenas de mortos. A desigualdade de armamento é gritante e revoltante.


E o mundo fica vendo essa atrocidade calado.


Leia matéria especial aqui


domingo, 28 de dezembro de 2008

48 horas


Os próximos dois dias -segunda e terça, 29 e 30 - serão agitadíssimos na política local, mas somente nos bastidores. Esta segunda, então, os labirintos vão estar super movimentados. Os tribunais vão concluir o ano velho e entrar o ano novo trabalhando.


2009 promete muito.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Espera à toa


Viver longe do centro do país tem os seus problemas. Estou desde zero-hora deste sábado à espera do avião da TAM que levaria eu e mais monte de gente rumo a Brasília e nada!


Já são mais de seis horas e meia de atraso e, para completar, fecharam o aeroporto de Rio Branco para pouso e decolagens.


Agora você quer conhecer em detalhes o aeroporto de Rio Branco passe uma noite inteira aqui esperando um vôo ou mesmo um amigo que esteja chegando.


Faça o teste.


Veja o que aconteceu nesta madrugada lendo aqui

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Opa!


Dormir pouco aumenta a chance de infarto no futuro.


Quem afirma isso é o mais novo estudo da Universidade de Chicago, EUA, apresentado pela revista Jama na semana passada.


Que não seja por isso: vou me deitar e dormir agora mesmo.

Feliz Navidad!



Natal e final de ano feliz mesmo tem sido o do presidente da França, Nicolás Sarkozy e sua Carla Bruni, em uma praia da Bahia de todos os santos.

A imprensa do seu país não deixou por menos, claro.

Durante la Nochebuena viram nascer filhotes de tartarugas.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PIB latino


A Cepal - Comissão Econômica para América Latina e o Caribe - divulgou hoje o crescimento do PIB dos países do nosso Continente em 2008.

O Uruguai é o melhor desempenho. Veja aí:

1. Uruguay (11.5%),

2. Perú (9.4%),

3. Panamá (9.2%),

4. Argentina (6.8%),

5. Ecuador (6.5%),

6. Brasil (5.9%),

7. Bolivia (5.8%),

8. Paraguay (5.0%),

9. Venezuela (4.8%),

Promedio Regional (4.6%)

10. República Dominicana (4.5%),

11. Cuba (4.3%),

12. Chile (3.8%), Honduras (3.8%),

13. Costa Rica (3.3%), Guatemala (3.3%),

14. Colombia (3.0%), El Salvador (3.0%), Nicaragua (3.0%),

15. México (1.8%),

16. Haití (1.5%).

sábado, 20 de dezembro de 2008


Catedral tem sino



A Catedral de Rio Branco agora também toca o seu sino.


Estou aqui no centro testando a internet livre da Assembléia e o badalo já tocou duas vezes.


É o sino do Pe. Paolino, em Sena, fazendo escola.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal


Pe Paolino Baldassari gravou com exclusividade uma mensagem de Natal para oestadoacre.com que já está disponível. Clique aqui

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008


100 anos dos católicos



Em Sena Madureira se comemora o Centenário da mais antiga paróquia do Acre.

Em oestadoacre.com uma matéria com o padre Paolino Baldassati.


Clique aqui

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

senado

Tião no comando




Conversei um pouco com o senador Tião Viana durante a audiência da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que aconteceu nesta sexta, 5, na Assembléia Legislativa.


Quis saber sobre a eleição para o comando do Senado.


-Vai dar, senador?


- Tião Viana: As coisas estão andando...


-E a conversa com o governador Serra, como foi?


-TV: Foi boa. Uma parte do PSDB votará em mim.


-O PMDB pode atrapalhar...


-TV: O PMDB é o PMDB. Estamos conversando....


-Se o PMDB eleger o presidente do senado adeus 2010 para o PT e presidente Lula.


-TV: É. Mas estamos conversando. Tudo vai se encaminhar bem.


-O Renan Calheiros anda fazendo onda...


-TV: A briga do Renan não é comigo, é por poder no PMDB... Tenho conversado com ele também e tudo vai dar certo.


-Será bom para o Acre o senhor ser presidente do Senado? [Tem que tirar um pouco o poder do Nordeste e de São Paulo no comando do Congresso...]


-Vai ser bom para o Acre. Claro. [Precisamos conversar mais.... ]

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008


Três discursos


Na audiência de quarta, 3, na Aleac, que debateu o Orçamento 2009, três opiniões chamaram atenção no meio dos números: as opiniões dos secretários Gilberto Siqueira, Mâncio Cordeiro, e a do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães.


Um acha que a crise financeira no mundo não vai afetar em nada a economia e os planos do governo Binho até 2010. O outro pede cautela com os gastos porque a crise se aproxima rápido. E o último radicaliza com uma proposta no mínimo inédita: Explico:


Gilberto Siqueira confia nos recursos de organismos nacionais e internacionais para segurar o nível de investimentos no Acre. 'O PAC do Acre não será afetado'.


Mâncio Cordeiro acha que as despesas de custeio da máquina precisam ter ' fiscalização total e equilíbrio' e repetiu o discurso da equipe econômica de Lula de que 'o crescimento do país deve ser de 4%'. Na realidade não deve chegar a 3,5%. 'Espero que a crise vá embora', afirmou.


Aí o presidente da Assembléia gostou da conversa e propôs uma rediscussão dos índices de repasse para os poderes, que terão acréscimo de pelo menos 29%. O aumento na receita do Estado proporcionará esse aumento. Edvaldo Magalhães defende percentuais menores e sugere 'uns dois meses de debate' sobre a proposta, enquanto o presidente eleito do TJ, Pedro Ranzi, sentado à sua frente, junto a atual presidente, Izaura Maia, assentia balançando a cabeça.


No final, Gilberto Siqueira tentou explicar que sua opinião e a de Mâncio não tinham diferenças. Claro que têm. É a velha diferença da ala desenvolvimentista com a ala que defende o controle canino dos gastos públicos.


O orçamento 2009 é da ordem de R$ 2,6 bilhões, 30% maior que o deste ano.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

E Sena?


Nada contra nenhum município, mas esta semana duas ótimas notícias o governo estadual deu aos cruzeirenses e juruaenses: as novas instalações do aeroporto e a desapropriação do terreno onde será construída a Arena do Juruá, estádio semelhante ao da capital.

Desde o governo Jorge Viana que cobro semelhantes investimentos no município de Sena Madureira. Mas toda vez que vou a Sena vejo que o governo não tem visto a terceira cidade do Acre como ela merece.

Algumas coisas importantes e necessárias que a cidade não tem e precisa ter:

+Uma exemplar Biblioteca

+Um teatro decente

+Encosta do Rio Iaco

+Investimentos econômicos que ajudem a impulsionar a economia local

A lista é grande...Mas estou citando apenas estas aí de cima para mostrar que o município precisa de apoio efetivo. E não venham me falar da ponte sobre o Caeté, que ela sairia mesmo que não existisse a cidade. Sua razão de ser é a BR-364 e o destino final, o Juruá.

Para não dizerem que comparo Sena apenas com Cruzeiro, vejam alguns investimentos em Brasiléia feitos nos últimos anos:

+Ponte que liga a Cobija

+Pousada

+Mirante no Rio Acre

+Abatedouro de frango

+Indústria de água mineral

+Casas populares na saída para Assis Brasil

Não vou me ater à representatividade política do município para não ferir susceptibilidades, mas não dá para deixar tudo para a prefeitura ou para o prefeito, seja ele quem for. Sena tem sido muito pacífica esse tempo todo. A cidade precisa gerar riqueza para que a comunidade mude a sua vida para melhor.

Nos últimos quatro anos Sena melhorou, mas precisa de mais apoio do governo. Apoio de verdade.

Nem o capitalismo que pensávamos mais avançado [EUA, ING, JP, ALE] resistiu à uma mãozinha do Estado.

Por isso...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008



Galvez presente!


Galvez agora existe e todo mundo pode ver.


Custou, mas, enfim, chegou o dia em que Luiz Galvez, um espanhol que ‘descobriu’ o Acre, há um século, recebeu uma homenagem digna de sua contribuição para esta terra que o Brasil nem fazia questão que fosse sua.


A homenagem marcou a entrega do renovado e moderno prédio da Assembléia Legislativa. O ponto alto foi Galvez, o inspirador, quiçá, desse jeito contestador que todo acreano tem.


Luiz Galvez faz muita gente no Acre ainda torcer o nariz e dá de ombros para a sua importância histórica.


Os conservadores falam de um Galvez pervertido e somente adepto da boa vida. Esquecem que Galvez, já naquele tempo, era um homem culto, vindo da moderna civilização européia da época e, que, quando chegou ao Acre ajudou a formular os alicerces de uma nova sociedade, que até então inexistia como sociedade efetivamente organizada.


O reconhecimento do Poder Legislativo ao lendário Luiz Galvez é um marco na política do Acre. O presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães, bem disse no final do seu discurso para centenas de pessoas que prestigiaram o evento neste dia 26: ‘Nunca mais o Acre omitirá o nome de Galvez da sua história.’


E não omitirá mesmo.


A partir de hoje jovens que não sabiam e velhos que sabiam - e fingiam não saber - vão poder encontrar Luiz Galvez no hall da Assembléia para um acerto de contas que a história acreana agradecerá eternamente.


Viva, Galvez! Viva o Acre!



domingo, 23 de novembro de 2008

Você beberia?


Máquina para reciclar urina na estação espacial apresenta defeitos


Agência Efe - O sistema para reciclar a urina e transformá-la em água potável na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês) apresentou problemas e os testes da máquina precisaram ser suspensos.


"O problema era um defeito no mecanismo da centrífuga no aparelho de destilação", disse a encarregada das comunicações da Nasa (agência espacial norte-americana) ao comandante da ISS, Michael Finke, e à engenheira de vôos, Sandra Magnus.


O sistema de reciclagem foi levado na carga da nave Endeavour e fará parte dos novos equipamentos existentes no complexo. O equipamento, instalado no módulo Destiny, faz parte do sistema de recuperação de água, por meio do qual se processarão a urina, o suor dos astronautas e a água com que se lavam para transformar tudo em água potável.


A agência quer dobrar de três para seis o número de astronautas vivendo no complexo, então precisa elevar o fornecimento de água. Com o aparelho, a Nasa espera processar cerca de 23 litros de água por dia. O processo de reciclagem é feito por meio de técnicas de purificação, como destilação, filtração, oxidação e ionização. O passo final é adicionar iodo, para controlar o crescimento microbiano.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008



Salete Maia



Ela tinha opinião.


Salete Maia era irmã do meu amigo - e camarada - Sávio, professor da Universidade Federal do Acre.


Salete integrou a Frente Popular no começo, nos primeiros anos do governo Jorge Viana.


E segurou a barra que o momento exigiu.


Era um tempo onde o Estado precisava de gente corajosa para enfrentar os desafios que se apresentavam e a Frente Popular escalou Salete, que não decepcionou.


Na secretaria de Segurança, mesmo sem a experiência de uma policial, ela foi fundamental para as tomadas das primeiras medidas contra o crime no Acre.


Depois de algum tempo foi se distanciando dessa mesma Frente Popular... Resultado de incompreensões de lado a lado.


Acabou seus últimos dias com uma relação muito ruim com os partidos que estão no poder, e que ela ajudou – ninguém pode negar - a levá-los a este mesmo poder. Em verdade, a relação de Salete com a Frente Popular já não existia há muito tempo.


Nas últimas semanas já se sabia que ela não estava bem. Que o câncer que a consumia estava vencendo-a.


Mas seu legado fica. Sua história e suas posições políticas foram claramente evidenciadas para a sociedade acreana. Típico de uma personalidade que tinha opinião...


E causa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008


Blues no feriado



Amanheci esta segunda ouvindo Blues, Mississipi, de Celso Blues Boy. E depois outra, outras...


É um estilo de música maravilhoso.


Recomendo.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008


7 décadas


Almir Bezerra da Silva, meu pai e de mais três irmãos, chegou aos 70.


A data certinha é 12 de novembro. A festinha, no entanto, está programada para sábado.


Na noite do dia 12, que foi ontem, houve uma missa especial na Catedral, com direito à presença dos parentes e cumprimentos do Padre Asfuri.


Minha torcida agora é o velho Almir seguir rumo aos 80.


No sábado ponho mais fotos do pai mais especial do mundo.

terça-feira, 11 de novembro de 2008



Última foto


Um amigo enviou a última fotografia do jornalista e ex-assessor de imprensa do Deracre, Pheyndews Evangelista Carvalho, que faleceu no domingo, 9.


A foto foi clicada faz poucos dias e foi na salinha da imprensa do órgão, na avenida Chico Mendes.


Ao lado de Fé, o diagramar Elson Merê [D], que trabalhava sob os comandos do jornalista.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008


Pheyndews, o inventor



Conheci Pheyndews Evangelista Carvalho quando entrei no Sindicato dos Bancários, nos áureos anos 80. Mas todos o chamavam de ‘Fé-em-deus’, pois era mais fácil pronunciar, escrever, óbvio.


Fui ao seu velório no domingo, 9, e resolvi homenageá-lo contando algumas histórias desse que foi um dos primeiros jornalistas do Acre, e um ser humano de alto astral, sempre de bom humor. Ele tinha 59 anos.


No velório, conversei com o irmão Floriano, aposentado da Eletroacre, que é um amigo da nossa família há tempos.


Fé construía brinquedos de pau. Era cheio de invenções. Vivia pensando em inventar coisas. Eu mesmo comprei dele, faz tempo, um caminhão de madeira e levei para casa. Nem sei que destino dei ao brinquedo.


Não tenho fotos do Fé nem quis clicar o amigo no caixão. Acho que caixão não combinava com ele. Por isso, quem tiver uma foto dele em vida envie para mim, por favor, para ilustrar essas linhas aqui no blog.


Mande para este e-mail: joaoroberto15@globo.com


Fé vai deixar saudades:


Vai aí umas historinhas do Fé para você se divertir com um homem que viveu a alegria de estar vivo.


*** Um dia o Fé foi ao Sindicato dos Bancários me chamar para ajudar na greve da TV Acre, onde ele trabalhava como repórter e editor. Fui. Chegando lá, eu e ele entramos na sala do chefe. Era Emílio Assmar que, quando o avistou foi logo apontando para ele e dizendo:


-Você está demitido.


Depois da confusão saímos rindo de nós mesmos.


*** Há muito tempo foi chamado para uma viagem, onde acompanharia o governador, o secretário para fora do Estado. Na hora de embarcar, Fé foi solicitado a mostrar a identidade. Como não tinha não pôde entrar no avião. Ele até insistiu:


-Eu tenho a Carteira de Trabalho, não vale?


*** Trabalhou em todos os jornais da capital, mas quando escreveu em O Rio Branco fez uma matéria que denunciava que freiras, isso mesmo!, freiras - tinham ficado grávidas. Resultado: o jornal começou a perder assinaturas por pressão da Igreja na época.


Pressionado pela direção, respondeu:


-Deixa que resolvo isso.


Depois virou amigo do Bispo e tudo ficou em paz.


*** ’Fé-em-deus’ era um Professor Pardal: um dia apareceu com uma engenhoca que ele chamou de’ foguetes para fazer chover.’


Conseguiu até impressionar os técnicos da Embrapa.


*** Em governos passados, [muitos passado...], ele era o responsável para fazer o pagamento dos servidores do interior. E acabava que tinha que levar sacos e sacos de dinheiro para casa. Tinha dois guarda-costas gordões, que não davam segurança alguma.


*** Fé trabalhava no jornal ‘Folha do Acre’, na década de 80, quando a sua sede pegou fogo, ou puseram fogo nela. O jornal era do médico Mário Maia, que viria a ser senador nota 10 na Constituinte de 88.


*** No Deracre, onde foi assessor de imprensa nos últimos anos, era escalado para voar em avião sem portas para orientar o fotógrafo a captar as melhores imagens. Ele dizia quando estava lá em cima:


-É agora que eu vou!


*** 'Fé-em–deus' foi muitas vezes ao Juruá a trabalho. Ele gostava de Cruzeiro do Sul, e da cidade sempre comentava:


-Se morasse em Cruzeiro era rico: ficaria com meus Skates em cima das ladeiras e alugava. Quando o cara descesse eu já estaria lá embaixo para vender o Mertiolate e o algodão .


Ele ria contando isso.


*** Quando perguntavam onde ele vivia, ultimamente, contava que morava próximo a pessoas importantes.


-Moro perto do Niki Lauda e do Kley Regazone – se referindo a dois vizinhos que foram batizados com nomes de famosos pilotos da Fórmula 1, nos idos de 70\80.


*** No governo Iolanda, Fé começou a construir armas de madeiras em sua casa. Tinha de todo tipo: revólveres, espingardas, metralhadoras e até fuzis. A governadora soube e tomou uma providência: a secretaria de Educação convenceu o Fé a vender tudo para o Estado, pois aquilo ‘era um incentivo à violência’, e as enviou para os municípios mais distantes, longe da capital.


-Aquela foi a maior venda da minha fábrica – se orgulhava.


*** Fé-em-deus nunca ficou rico e morria de medo da morte.


-É a coisa que mais tenho medo.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008


Barack Obama


O filho do keniano venceu as eleições na maior potencia capitalista do planeta.

Nesta quinta, 6, no Kenia, será feriado nacioanl em comemoração ao fato histórico.

Que o mundo comece a melhorar com a vitória de Barack Obama.
Tudo bem


Estamos no Jordão [eu, os colegas da Agência Aleac e vários jornalistas da capital], a 451 km de Rio Branco. Faz muito calor, acima dos 33ºC, mas está tudo bem.

À noite, dirigentes do Sebrae e Banco da Amazônia reúnem com representantes do comércio e produtores locais.

A cidada está alegre. Muita esperança com a vinda dos deputados estaduais nesta quinta.

Não é para menos. Nunca a Assembléia foi tão próxima do povo acreano como agora.

Antes tarde...
Jordão


Viajo hoje ao Jordão, cidade acreana que não conheço, mas que pretendo conhecer.

Vamos de teco-teco, bimotor.

Todo mundo morrendo de medo, mas com muita fé que tudo dará certo.

E dará.

'En viernes' estaremos de volta para rever a todos.

sábado, 1 de novembro de 2008


A piada do domingo


No Rio de Janeiro e em São Paulo uma campanha começou nos últimos dias pedindo ao Rubinho Barrichello que ‘bata no Hamilton’ e encerre sua carreira de piloto [sofrível, diga-se] de forma heróica, ajudando na conquista de Felipe Massa no Grande Prêmio ‘Fórmula 1’ deste domingo, Dia de Finados, em Interlagos [SP].

Declaração do Rubinho: ‘Sou um piloto cheio de experiência’.

Vai para casa, Rubinho, com sua experiência!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Rei Juan Carlos

'El Rey no abdicará'


As declarações da Rainha Sofía, da Espanha, hoje no diário El País, fazem parte do livro 'La Reina muy de cerca'.

-¿Abdicar? ¡Nunca! El rey no abdicará jamás.

E acrescenta:

-Ni lo hablamos nunca. Se da por sobrentendido que reinará hasta la muerte. A un rey sólo debe jubilarle la muerte. Salvo que... Lo deseable, lo conveniente por el asentamiento de la propia institución en los tiempos nuevos de España es que el Rey muera en su cama y alguien diga: el Rey ha muerto, ¡Viva el rey! Yo eso lo viví en mi casa, en Atenas. Cuando murió mi padre, inmediatamente el primer ministro aclamó a mi hermano Constantino como nuevo Rey.

Muito convicta a simpática dona Sofía.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Problemas...


Não estou conseguindo acessar oestadoacre.com nesta noite\madrugada de quarta para quinta.

Não sei o que está acontecendo.

Acontece de tudo.

E deixa a gente irritado.

Vou dormir.

sábado, 25 de outubro de 2008


Sábado especial



O máquina humilhou o time do Luxemburgo no Maracanã, com um sonoro 3 a 0. O FLU precisou apenas 45 minutos para a conquista da vitória.

É muito bom derrotar o Palmeiras arrogante do Luxa.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Binho... em 2010


To be or not to be, that's the question.

O governador Binho Marques enviou recado pelo 'blog do Altino', que afirmara que ele, o governador, 'tem as rédeas da sucessão' em 2010.

Segundo Altino, Binho negou que esteja interessado em comandar a sucessão e jogou a bola dessa responsabilidade para o ex, quando, diz, conforme o blog publicou, que 'a grande liderança da Frente Popular é Jorge Viana', e que também 'nunca serei um governador como Jorge'.

O que penso sobre isso: Binho tá fazendo um bom governo e inovou práticas de gestão na administração pública local. Sua popularidade não está nas nuvens por acaso, ou porque ele é tímido e torce pelo FLU, o que, aliás, é uma excelente opção.

Mas o que Binho não sabe - ou finge não saber - é que nem ele próprio está em condições de afirmar, hoje, dois anos e meio antes do fim do seu mandato - se será ou não candidato.

Essa decisão - de ser ou não ser candidato em 2010 - não dependerá somente de sua vontade.

Em política é assim.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Coisas de domingo


Mesmo já sendo segunda, três notinhas de domingo:

A primeira é que na Bahia não é só a macumba que influencia o resultado no futebol. O árbitro que apitou FLU x Vitória também ajudou aos baianos, quando não marcou um penal claríssimo a favor da Máquina. O jogo acabou em 2 a 2 e o FLU de volta à zona.

A segunda é que 'los malhechores en Francia' conseguiram retirar da conta bancária pessoal do presidente daquele país, Nicolás Sarkozy, alguns Euros de suas economias. O segredo durou até este final de semana.

A terceira foi a entrevista do economista Paul Krugman, à Cultura, sobre a crise financeira no mundo, quando afirmou que atualmente não existe mais 'aquela imagem de banco do passado, um prédio de cimento onde as pessoas faziam filas para retirar dinheiro'. Krugman precisa visitar o Acre.

sábado, 18 de outubro de 2008


De volta


Depois da desmoralização do Capitalismo e sua crise máxima dos últimos dias, os livros de Marx - isso mesmo! - o velho Karl Marx, está de volta à lista dos livros mais vendidos no mundo.

-Estão vendendo como pão quente - diz um livreiro alemão de FrankFurt, à agencia AFP.

A novidade! A maioria dos compradores é de jovens alemães.

O livro de Marx mais vendido?

Claro, a nova edição, de capa azul, de O Capital, de Marx e Engels, editada pela primeira vez em 1867.

O livreiro conclui assim a conversa:

-Una sociedad que siente nuevamente la necesidad de leer a Karl Marx, es una sociedad que se siente mal.

Não tenha dúvida.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Obama x McCain


Assisti por 1h30min o debate - o último - entre os candidatos democrata e republicano nos EUA.

Os dois, sentados, por causa da fragilidade física de McCain, falaram de tudo. Inclusive do Brasil. Foi o sobre o Álcool, que McCain disse que vai anular as tarifas alfandegárias.

Estou torcendo por Obama, embora ache simpático o candidato velhinho.

terça-feira, 14 de outubro de 2008


Antes que esqueça...



As notas de hoje:

1 - O mercado está vez mais dependente do estado. A Inglaterra deu o tom e nacionalizou boa parte dos bancos que estão indo ladeira abaixo com a crise financeira espetacular dos últimos dias.

A ajuda do estado é a desmoralização do mercado, 'livre', 'autoregulado', e completamente ajoelhado para as fontes do papai estado.

2 - Lula recebeu na segunda, 13, o prêmio Don Quijote de La Mancha, na Espanha por incentivar em nosso país o estudo da língua de Quijote, el Castellano. Trecho do discurso de Lula:

-Don Quijote adquirió vida más allá de la obra literaria de Cervantes - disse Lula em Toledo, e que contou com a presença do Rei Juan Carlos I e José Luis Zapatero.

Quem quiser ver o vídeo clique no jornal El País.com

sábado, 11 de outubro de 2008


Marcos Frota



Esse ator que está no Acre apenas ganhando dinheiro dos néscios locais com o seu circo de terceira não merece nem consideração.

Suas impressões sobre o Acre são dispensáveis e não vou publicá-las aqui. Todo mundo já falou sobre isso nos últimos dias.

Ele é do Rio de Janeiro, a capital da violência e do banditismo brasileiros.

Se manda, Marcos Frota!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008


O Capitalismo...



...vai se esvaindo no grande Império!


Estamos vivendo a maior crise financeira de todos os tempos e, no Acre, parece que não está acontecendo nada com o mundo.


Tudo se resume aos números das eleições municipais.


O Acre está imune ao terromoto global!


A bolsa DowjonespolitikAcre sempre opera em alta!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008



Cabide, retrato do Brasil


A eleição de Cabide não foi um 'voto de protesto', como se pensa e fala-se por aí.


Saiu vitorioso o candidato Manoel Valdir Texeira de Sousa, um cidadão que vem há muito tempo tentando se eleger para qualquer coisa que se disputa na capital do Acre.


Cabide, é chamado assim por seu tamanho, claro, mostrou, além de tudo, que a perseverança e a humildade ainda contam muito na política local.


Sua eleição realça o Estado Democrático brasileiro, que dá condições a qualquer pessoa chegar a um mandato legislativo.


Longe de ter sido eleito pelo voto de protesto, pelo voto descompromissado, ou coisa parecida, Cabide foi eleito porque lutou, pediu votos, trabalhou sem parar nem descansou um só minuto.


Sua vitória é a vitória da Democracia.

domingo, 5 de outubro de 2008

Sena sem sono...


SSS: a cidade não vai dormir de hoje para segunda-feira. Antes de consagrada a vitória do prefeito Nilson Areal o vermelho já estava na rua comemorando.

E olha que pela manhã bateu um certo desespero, segundo o pessoal aqui, com o volume visual que os adversários fizeram nas proximidades das seções eleitorais.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Debate na TV [vídeo]


Angelim e Petecão não foram às vias de fato. Ainda bem.

Gravei um trechinho dos dois.

Ataque e contra-ataque em pleno horário nobre na tv acreana.

Veja:

domingo, 28 de setembro de 2008

Ufa!!!

O Rio Branco ensaiou um olé no Paysandu no final e quase se complicou.

No desespero, o goleiro da equipe de Belém abandonou o gol e foi tentar o empate, que daria - daria!!!! - a classificação para o time no octogonal da Série C.

A bola bateu na trave num desvio e sobrou para o goleiro, que chutou e um defensor do Estrelão salvou a pátria.

Foi um digno final de uma grande partida de futebol. Rio Branco classificado e o Papão eliminado no Acre.

Veja o vídeo que fiz, meio ruinzinho, mas dá para ver.




veja fotos da Arena e do jogo aqui
Paul Newman


Morre ‘O indomado’


Foi um dos meus atores preferidos na minha adolescência.


O outro foi Steve McQueen, da célebre cena do filme ‘Fugindo do Inferno’, quando atravessa a fronteira da Suíça voando numa moto.


Os dois fizeram, juntos, ‘Inferno na Torre’, filme que vi quando morava em Sena, ainda.


Paul Newman, segundo seus amigos, foi um homem sério, muito ligado ao automobilismo. Tinha uma equipe na Fórmula Indy, a Newman Haas.


Seus filmes mais badalados: ‘O indomado’, ‘Buffalo Bill’, Rebeldia indomável, Butch ‘Cassidy and the sundance kid’, ‘Exodus’, ‘A roda da fortuna’ e o mais recente foi ‘Carros’, a sua grande paixão. Além de outros sensacionais.


Vou usar o velho jargão, que sempre vale: o cinema ficou mais pobre com a morte de Paul Newman.


PS: Newman morreu de câncer aos 83 anos, na sexta, 26.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Benjamim, a árvore de todos nós, na Pça 25 de Set.

Sena, 104


Para mim é muito difícil falar de Sena Madureira sem emoção...

Sena é como uma paixão, que arrebata você e vai te consumindo até você se entregar... ...Completamente.

Já disse outras vezes que Sena é a minha Itabira, embora eu, nem de longe, tenha o mesmo talento do cidadão mais nobre daquela cidadezinha mineira.

Nasci e vivi até os 17 anos no bairro da Pitombeira, na travessa José Barquet, numa casa de madeira, hoje desfigurada, mas que guarda ainda as linhas fundamentais e os pregos batido pelo meu velho pai Almir Bezerra.

A cidade está completanto hoje 104 anos. Não estarei lá! Não é feriado em Rio Branco, mas bem que poderia ser. No aniversário de Sena todo o Acre deveria comemorar com um feriado nos 22 municípios!

Sei que Sena vive dias conturbados por conta da eleição para prefeito. Tomara que a cidade saiba escolher o melhor para os próximos quatro anos.

Mas não me interesso por Sena somente em tempos de eleição. Suas raízes, seus cheiros, seus jeitos andam comigo por todo canto. Me perseguem...

Ultimamente ando pensando muito em Sena Madureira e quem lê este blogzinho sabe disso. Não sei o que vai acontecer com esses pensamentos todos sobre a minha cidade.

Acho que o maior investimento que Sena deve receber é na área cultural. A cidade precisa investir em cultura... Só assim terá chance nesses próximos 100 anos.

Confidências de um senamadureirense

Não! Sena para mim não é apenas um retrato na parade.

É lembrança, tristeza, e alegria dos dias

Em que joguei peteca [bola-de-gude]
, futebol

Com os amigos que hoje estão adultos
\\

De Sena eu trouxe tudo o que não tenho

Não trouxe gado, ouro, nem fazendas

Hoje sou professor e jornalista

Tenho filhos, esposa, e uma vontade louca

De transformar Sena numa Paris\\

E enquanto isso não acontece

A dor vem e se instala até não sei quando...

terça-feira, 23 de setembro de 2008


Voltou!!!



O sítio oestadoacre.com está de novo no ar depois de quase 12 loooooooongas horas fora devido a um problema no servidor, ou sabe-se lá onde...

O importante é que tudo está normal!

Você já pode acessar aqui
oestadoacre.com fora do ar!!!


O sítio www.oestadoacre.com está fora desde o começo da tarde de hoje por problemas no servidor de hospedagem.

Estou postando este aviso aqui porque, eu também, estou irritado com o problema que já dura algumas horas.

E estou sem paciência...!

Discriminação



Acredite, na Argentina ser chamado de 'boliviano', isso mesmo!, 'boliviano' é a mais nova maneira de ofender alguém.


O caso ocorreu nesse fim de semana durante um jogo de futebol.


Leia trecho da matéria do jornal boliviano que está escandalizado, com razão, com o fato.


E quem fez a presepada foi o árbitro da partida contra um dirigente esportivo que, revoltado, avisa que vai renunciar ao cargo.

...El máximo dirigente del club, Sebastián Roco, dejó su cargo luego de recibir insultos racistas por parte de Saúl Laverni, el árbitro del partido entre el 'Lobo jujeño' y Argentinos Juniors. -Renuncio. Dejo mi cargo porque no quiero seguir más en el fútbol mientras [enquanto] Laverni siga dirigiendo. Él nos trató de bolivianos", disparó enfurecido el Presidente. [fonte: eldeber]...

Inacreditável!

domingo, 21 de setembro de 2008


Netinho em Sena
[vídeo]

São Pedro combinou com os organizadores do show de Netinho e só abriu a torneira para valer mesmo quando o relógio marcava 3h da madrugada deste domingo. O que deu tempo suficiente para as milhares de pessoas se esbaldarem ao som de 'Mila' e outros sucessos do artista baiano.

Netinho deu uma canja de 'Mila' antes de subir ao palco, veja e ouça:




Veja mais fotos aqui em oestadoacre.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Fala, Fidel

Num artigo intitulado “O papel de bom, à custa de quem?”, divulgado na quinta-feira (17), Fidel Castro destaca que quando o governo dos Estados Unidos ofereceu US$ 100 mil como ajuda frente à catástrofe ocasionada pelo furacão Gustav, com prévia inspeção no local para comprovar os estragos, foi-lhe respondido que Cuba não poderia aceitar doação alguma do país que a bloqueia.

Leia abaixo a íntegra do novo artigo, reproduzido pela Agência Prensa Latina:


O papel de bom, à custa de quem?


Quando o governo dos Estados Unidos ofereceu hipocritamente US$ 100 mil como ajuda frente à catástrofe ocasionada pelo furacão Gustav com prévia inspeção no local para comprovar os estragos, foi-lhe respondido que Cuba não poderia aceitar doação alguma do país que a bloqueia; que os estragos já tinham sido calculados e o que reclamávamos era que não fosse proibida a exportação dos materiais indispensáveis e os créditos associados às operações comerciais.
Alguns no Norte se esgoelaram gritando que a rejeição de Cuba era inconcebível.

Quando o Ike poucos dias depois açoitou o país desde Punta de Maisí ao Cabo de San Antonio, os vizinhos do Norte foram um pouco mais hábeis. Amenizaram a linguagem. Falaram de aviões prontos para partir com produtos no valor de US$ 5 milhões; que não teriam a necessidade de serem avaliados, porque já o haviam feito por seus próprios meios, que não podem ser outros que os de espiar o nosso país. Desta vez sim, pensaram, que poriam a Revolução em aperto; se atreveriam a recusar a oferta, buscariam problemas com a população? Talvez pensaram que ninguém havia visto as imagens divulgadas pela televisão dos Estados Unidos quando as forças de ocupação da ONU distribuíam alimentos no Haiti à população faminta que os disputava através de uma cerca de arame farpado, dando lugar inclusive a crianças feridas.

A fome nesse país é fruto do saque histórico e sem piedade dos povos. Ali mesmo, em Gonaïve, nossos médicos arriscavam sua vida assistindo à população dessa cidade, bem como o fazem em quase cem por cento dos municípios dessa nação. Essa cooperação prossegue ali como em dezenas de nações do mundo, apesar dos furacões. À nova e astuta nota foi respondido categoricamente que: “nosso país não pode aceitar uma doação do governo que nos bloqueia, ainda que está disposto a comprar os materiais indispensáveis que as empresas norte-americanas exportam aos mercados, e solicita a autorização para o fornecimento dos mesmos, bem como dos créditos que são normais em todas as operações comerciais''.

“Se o governo dos Estados Unidos não o deseja fazer definitivamente, o de Cuba solicita que ao menos o autorize durante os próximos seis meses, especialmente se levam em conta os estragos ocasionados pelos furacões Gustav e Ike, e que ainda faltam os meses mais perigosos da temporada ciclônica”.

Não foi feita com arrogância, porque não é o estilo de Cuba. Na própria nota pode-se apreciar como se expressava com modéstia a idéia de que para nós bastava que a proibição fosse suspendida por um limitado período de tempo.

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutiérrez, descartou na sexta-feira (12) que o bloqueio fosse levantado de forma temporária.

É óbvio que o governo desse poderoso país não pode compreender que a dignidade de um povo não tem preço. A onda de solidariedade com Cuba, que abarca países grandes e pequenos, com recursos e até sem recursos, desapareceria no dia em que Cuba deixasse de ser digna.

Equivocam-se rotundamente os que em nosso país se desagradem por isso. Se em vez de cinco milhões fosse um bilhão, encontrariam a mesma resposta. O dano em milhares de vidas, sofrimentos e mais de US$ 200 bilhões que custaram o bloqueio e as agressões ianques, não podem ser pagas com nada.

No relatório oficial parcial foi explicado ao povo que em menos de dez dias o país havia sido afetado em mais de US$ 5 bilhões. Mas também foi explicado que essas cifras eram a preços históricos e convencionais, que nada tinham que ver com a realidade. Não deve ser esquecida nunca a explicação bem clara de que “os cálculos das perdas em moradias são sobre a base de preços históricos e convencionais, e não os valores reais a preços internacionais. Basta assinalar que para dispor de uma moradia duradoura que resista aos mais fortes ventos, requer-se um elemento indispensável que escasseia muito: a força de trabalho. Esta é igualmente necessária para um conserto temporário como para uma construção duradoura. Dita força tem que ser repartida em todos os demais centros de produção e serviços, alguns significativamente afetados, pelo o que o valor real de uma moradia no mundo e a amortização do investimento correspondente é muitas vezes maior.”

O golpe da natureza foi contundente, mas também é alentador saber que não haverá trégua nem descanso em nossa luta.

A crise econômica que atinge os Estados Unidos, e como conseqüência os demais povos do mundo, não tem resposta definitiva; no entanto, sim a têm os desastres naturais em nosso país e toda tentativa de pôr preço a nossa dignidade.

[Fidel Castro Ruz]

quarta-feira, 17 de setembro de 2008


Crise global


No enbalo da crise no setor financeiro e imobiliáro dos EUA dois comentários rápidos:


1 - Em outros tempos - de FHC, Sarney, Collor - o Brasil já estaria mergulhado até o fundo nessa crise que já está sendo considerada a maior desde 1929.

2 - Nada como o Estado para amparar os liberais em tempos de crise no sistema financeiro. A viúva norte-americana está vendendo até as calças para segurar a turbulência\falência\concordata dos seus bancos.

É a terra do Capitalismo [decadente] precisando da mãozinha do Estado.

domingo, 14 de setembro de 2008




Domingo na Pêra

Estado de Sítio na Pêra


A direita incendeia a Bolívia contra o governo legal de Evo e a bandidagem carente sitia a Rua Pêra, no Morada do Sol, a três minutos do centro.

Demos sorte que a polícia apareceu na hora H, ou na hora P, de Pêra. A cena aconteceu nesta manhã de domingo.


Ah, as condições da Rua Pêra não são das melhores. Dá para ver.


PS: a casa da foto é de propriedade de um dono de supermercado.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008


Cobija



A ilha incendiária da Bolívia, a pequena Cobija, encravada ao lado do Acre, protagoniza a resistência da direita local contra o governo legal do presidente Evo.

A direita boliviana quer uma bandeira contra o governo e por isso radicaliza querendo sangue, mais sangue.

Calma, Evo.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Para não perder...



...O momento.

A Bolívia literalmente tirou o gás do Brasil. Devido à pressão da direita em cima de Evo o fornecimento do produto foi reduzido em 10%. O país está em guerra civil, praticamente.

Evo tem o apoio dos sindicatos e a classe média inteira está contra ele. A COB está pedindo 'moderação' ao presidente.

E agora à noite também o Seleção do Dunga não teve gás para vencer a Bolívia, que jogou quase o tempo todo com um a menos.

O bom de hoje: a Bolívia mandou o embaixador dos EUA arrumar as malas.


Ronaldinho de Sena


Veja se parece ou não...

Ele fez pose ainda.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Oxigênio de Dunga

Vale a pena ler o texto do Olé, de Buenos Aires.

Bailó el Lula Lula



Después de las críticas del presidente, Brasil despachó a Chile, salvó la cabeza de Dunga y alcanzó a Argentina en la tabla. ¿Bielsa? Quedó fuera del repechaje...

Luis Fabiano integró uno de los mejores Sevilla de la historia y anoche ni necesitó estar de frente al arco para abrir el resultado. Suazo es un buen goleador que juega en México, pero esta vez falló una de esas chances que van derechito a goles errados que hacen historia. Lucio es, según Basile, uno de los mejores zagueros del mundo, acompaña a Demichelis en el Bayern Munich y sacó todo lo que le pasó cerca. Estrada es una apuesta de Bielsa que juega en la U de Chile y va a soñar con su derrotero de ayer. Ronaldinho puede estar rellenito y fallar un penal, pero descarga presiones de sus compañeros al ser el centro de insultos y silbidos de todo un estadio. Matías Fernández ilusiona con su técnica pero al mismo tiempo desconcierta con sus decisiones.

Mientras el fútbol sea fútbol, lo van a ganar los jugadores. Y por historia, presencia, jerarquía y camiseta, los jugadores de Brasil no van a permitir un Mundial sin su selección. Y los de Chile van a tener que lucharla a brazo (y ataque) partido...

No hay dudas de que Bielsa jamás va a transar su estilo y por eso puso cinco hombres de ataque por más que enfrente estuviera ese león que aún herido como llegó es un peligro tremendo. Brasil le ganó como se ganan estos partidos importantes: con juego, amor propio, liga y oportunismo. También porque no se comió ningún vidrio. Entonces, cuando expulsaron a Kleber al minuto del segundo tiempo, Dunga sacó a Ronaldinho, puso a otro lateral y se bancó los pucheritos del 10 en el banco. Fue acertada la decisión del criticado entrenador porque Ronnie no podía marcar a ese Alexis Sánchez que a veces da la impresión de que se
va a eludir él solo cinco veces en la misma jugada y así nadie gana un partido.

Armó un equipo para atacar Bielsa, pero no tiene un Luis Fabiano, un Robinho y ni a esta especie de hermano de Ronaldinho. Por eso, el jogging del Loco tendrá sesiones extras de 100 veces no debo.

La rompió Luis Fabiano, apareció Robinho, marcó territorio Lucio, fueron serios todos y Brasil, el que estaba a los abrazos con el infierno, ya está igual que Argentina. Y las camisas de Dunga se siguen bancando la que venga.

¿Habrá dedicatoria para el presidente Lula?


Minha opinião: Com todos os problemas ainda prefiro ao Dunga técnico do Brasil do que o mascarado e complicado Luxemburgo e seus negócios.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008


Waldick Soriano em Sena

Na década de 70 o então badalado cantor e compositor Waldick Soriano, depois de fazer show na capital, esticou a turnê até Sena.

No município Waldick foi bem recebido, tomou umas, duas, e outras num dos antigos bares da Praça 25 de Set. Tudo ia bem...

...Até que aparece uma pessoa conhecidíssima da cidade e foi levar um lero com o cantor.

Waldick já ficou invocado com recém chegado. E perguntou:

-Quem é você?

-Eu sou o V. H. A. B.

Waldick não resistiu e respondeu:

-Grande mer.....!

A piada correu a cidade em cinco minutos e perdurou por várias décadas.


Waldick, aos 76, morreu na quinta, 4, no Rio de Janeiro, vítima de câncer na próstata.


Ouça aqui os seus maiores sucessos.


[PS: VHAB também já faleceu]

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sena

Três momentos [vídeos]


A passeata e o comício de sábado, 30\8, mexeu com a cidade e o Estado. Os quase 10 mil que estiveram nas ruas apoiando a chapa Nilson\Jairo foram notícia em todo o Acre como o maior evento político desta campanha eleitoral.

Sena mostrou que pode influir mais no poder acreano.

É só fazer as coisas certas.




Apagando a velinha...parabéns!




Discurso do governador Binho...trecho




Discurso de Nilson Areal...trecho

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sena

Os números do IBGE


Sena Madureira continua sendo a terceira cidade do Acre com 35.544 habitantes.


A primeira, claro, é Rio Branco com 301.398 e a segunda é Cruzeiro com seus 76.392 hab.


Depois:


Tarauacá, com 33.368


Feijó, 32.210


A menos populosa é Santa Rosa, com seus 4.165 moradores.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008


Purus

A fertilidade


Chamam ela Maria Cheiro e ele Manoel Mariano.


Juntos tiveram 21 filhos. 21 herdeiros!


Eu me atrevi a perguntar a ela: É tudinho dele os filhos?


-Sim, senhor. O Mariano é o pai dos meus 21 filhos - responde na lata Maria Cheiro, que tem 56 anos.


Eles continuam vivendo no Purus e dizem que agora pararam porque não dá mais para 'pôr menino no mundo. ' Também...


Do jeito deles curtem a felicidade - e a fertilidade! - de pertencerem um ao outro.


Amores amazônicos. Entenda-os.

Purus

As praias


A 1h do centro de Sena, até um pouco menos, você dá de cara com as praias do Purus.


Longas extensões de areia branca completamente vazias.


Bem que o Iaco poderia copiar o seu irmão mais velho e cuidar de fazer umas imitações para a Festa do Mandim, que está começando...


Quem sabe um roteiro turístico no próximo ano o município não se atreva a proporcionar...

Purus

A miscigenação


No seringal Cachoeirinha, que foi do meu avô Manolo, encontro mais crianças dos posseiros que moram por lá.


Crianças de cores diferentes...E lindas!


O que torna o Purus rico em diversidade. Não somente natural, mas humana também.


Espécies especiais.

Purus

A língua


O menino dá língua quando aponto a câmera no seu rumo.


Fiquei pensando por quê?


É uma forma de expressão...


Como que dizendo: 'sou eu! Pode tirar logo essa fotografia!'


O pai se diverte...É o filho dele!


Na cidade, 'civilizada', o adjetivo seria outro.

Purus

O recado


Numa escola do Purus um cartaz em cartolina questiona os candidatos pouco preparados, que só sabem criticar e não apresentam proposta alguma para mudar, para melhor, a vida do povo da região.


A sabedoria do seringal São José para os espertos políticos que acham que tudo sabem sobre como conquistar o voto.


Vivendo e aprendendo.

[clique na imagem para ver melhor o recado]

terça-feira, 26 de agosto de 2008


Purus

A tranquilidade



No velho Rio Purus a surpresa para quem navega por suas águas é a cada minuto.


Nesta foto consegui clicar ou capturar duas tartarugas em cima desse tronco de árvore com seus tons esverdeados nos cascos.


Só podiam estar tomando sol... Afinal de contas era um domingo e elas estavam, claro, no seu dia de folga.


E nem se importaram com o nosso barco...

Purus

A Escola


O professor Eremilson [5ª à 8ª] chega com o material dos alunos à Escola São José, na comunidade do mesmo nome.


A força de vontade e o dever profissional são as garantias de dias melhores para as crianças e adolescentes do rio Purus.


PS: a região é tida como do Amazonas, mas a assistência é da prefeitura da Sena.

domingo, 24 de agosto de 2008


Purus

Amarela


Em tempos de Olimpíadas, onde o ouro é o maior atrativo, mostro a vocês a fruta de Ouro no Rio Purus: a Melancia amarela.


Mas por dentro continua vermelha e com sementes pretas, claro.


Local da foto: seringal Cachoeirinha [3h de voadeira de Sena], que já foi do meu avô Manolo Braña.

sábado, 23 de agosto de 2008


Histórico ouro

Maurren Maggi

Foi a melhor medalha de ouro do Brasil até agora. Digo até que será a mais festejada mesmo depois do fim da Olimpíadas.

Maurren deu um show de simpatia segurando as bandeiras verde-amarela e a vermelha chinesa. Ganhou os anfitrióes no Ninho do Pássaro.

Salto em distancia da atleta brasileira: 7m04.

Sensacional o vôo de Maurren.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ninja vai sair na Folha


A personagem mais alegre da política da capital do Acre, Ninja Zé do Burro, falecido no comecinho de agosto, vai na sair na Folha de S. Paulo.


Hoje à tarde, um repórter da FSP me ligou e pediu algumas informações. Ele tinha visto neste blog notícias sobre o Ninja Z do B e pediu outras informações.


A matéria do Ninja vai sair no caderno Cotidiano, à página 4, nesta sexta-feira, 22.


Mais sobre o Ninja aqui
Rumo a Tóquio


Depois de ontem à noite, com a vitória sobre o Náutico, nos aflitos, dá até trocadilho dos mais variados, a Máquina do FLU segue rumo a Tóquio novamente.

O coração valente [Washington] arrebentou com três golaços.

E...falando em gols, o time do Dunga em Pequim deu água.

Só deu Messi e o Román em campo. O Ronaldinho jogou?

Ainda bem que não perdi tempo vendo o jogo.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Morreu a Maroca


Assim era chamada a juíza Maria Tapajós nos anos em que morou em Sena Madureira e que morreu nesta terça em Rio Branco, num leito de hospital.

Ela passou a vida de juíza protegendo as crianças e adolescentes de Rio Branco.

Solidariedade e apoio ao Zequinha, seu marido e a toda família.

Foi a juíza que cuidou de todo o processo de adoção da minha filha Isabele.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008


Inédita


Parece simples, mas esta imagem de um caminhão de lixo em Sena é nova. Antes a cidade sequer tinha uma coleta diária.


Na verdade é uma coisa simples que está acontecendo, mas enfim, começou acontecer na velha e querida Sena Madureira.


Daqui uns dias os moradores vão estar selecionando os vários tipos de lixo.


É só esperar.


PS: agora é aguardar um aterro sanitário [breve vai sair] adequado para guardar a 'lixarada'.

terça-feira, 12 de agosto de 2008


DDT


Quando não mata...


...deixa mutilado e com sequelas para o resto da vida.


A sessão desta terça, 12, na Assembléia Legislativa, como o próprio presidente Edvaldo afirmou, foi a mais importante dos últimos tempos.


Tratou de vidas que estão sendo dizimadas pelos efeitos do pesticida que fez o seu inventor, um suíço, receber um Prêmio Nobel.


DDT [Dicloro-Difenil-Tricloroetano], mas poderia ser chamado de 'O pó da morte'.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008


Sena



Santa Juliana hoje


O Instituto Santa Juliana, a mais tradicional escola do município, e uma das mais importantes do estado, será reformado. No cronograma da secretaria de Educação, as obras na escola, que sofreu um abalo na sua cobertura dias atrás, começam no mês de dezembro, início das férias escolares. A informação foi dada hoje a este blog pelo diretor de Gestão Jean Mauro.


-O Instituto Santa Juliana será todo reformado. As obras estão previstas para o mês de dezembro – disse Gean.


Semana passada o oestadoacre.com divulgou que a cobertura do Santa Juliana tinha sofrido avarias e que estava precisando de providências. Jean esclareceu que o problema já foi – ou está sendo - resolvido.


-Vi a notícia em oestadoacre.com, mas já tínhamos tomado as providências para a solução do problema – destacou.


O Santa Juliana é administrado pela Igreja Católica em Sena. Na última reforma, a secretaria de Educação repassou os recursos aos religiosos e estes providenciaram a ampliação da escola com novas salas de aulas. A secretaria estuda a possibilidade de que a Diocese doe o prédio ao estado.


Minha opinião: se for para melhorar, então que o estado assuma de vez o Santa Juliana. O que não pode é o prédio cartão postal da cidade continuar do jeito que está. Todo feio e o perigo rondando alunos, professores, e funcionários.


Ah, serão investidos algo próximo de R$ 800 mil na reforma proposta pela Educação.

domingo, 10 de agosto de 2008


Nosso Pai Almir


Os filhos Denison, Cibele, Neiva, eu e uma ruma de netos, saudamos o nosso pai, Almir Bezerra, neste Dia dos Pais.


Que a sua saúde melhore a cada dia e ele possa viver ainda muitos e muitos anos para festejar o Dia dos Pais e a própria vida.



[foto: durante missa na Igreja de Sena Madureira -AC, em maio 2008]

D – I – A – N – A



Neste dia 10 de agosto, Dia dos Pais e dia do seu aniversário, eu e a Isabele, especialmente, desejamos a ela toda felicidade do mundo.


Não precisa nem dizer... que ela é linda!


[foto: Cusco, Peru, durante Semana Santa 2008]

sexta-feira, 8 de agosto de 2008



Notable




E os Chineses deram uma aula de como fazer uma Abertura numa Olimpíada.


Luxo, cores, e imaginação marcaram as mais de 4h do evento.


Pior para Steve Spielberg, que recusou colaborar no projeto da abertura dos Jogos por motivações políticas.


O diretor de E.T não fez falta.


A experiência e a disciplina chinas deram conta do recado e o mundo se deliciou com o espetáculo olímpico no Ninho do Pássaro.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Freguês

Rotina: 3 a 1


Com toda a crise pós-LDU, o FLU despachou o São Paulo na noite passada por 3 a 1, no Maracanã.

Foi o mesmo placar da Libertadores, no jogo de volta, no lendário estádio do Rio de Janeiro.

E o Washington foi o grande destaque. Fez os três gols. É um atleta iluminado, sem dúvida.

Quem sabe a arrancada rumo ao G-4 não começou nesse jogo.

Quem sabe...