domingo, 16 de dezembro de 2012


Força e fraqueza do partido da mídia



Professor Emir Sader
Muito tempo depois que a mídia alternativa já havia caracterizado a velha mídia como o partido da direita e a executiva da Folha confessasse que eles assumiam esse papel pela fraqueza dos partidos da oposição, o campo politico foi ficando cada vez mais configurado esse papel de partido político. Qualquer conjuntura política só pode ser compreendida levando em conta esse papel.

Que vantagens e que desvantagens tem um partido-mídia? Valendo-se da brutal concentração monopolista da mídia brasileira, que articula jornais, revistas, rádios, TV abertas e a cabo, além de páginas de internet, possui um poder de definir as agendas centrais do país e suas interpretações.

No período político atual, a questão central para o partido-mídia é a desqualificação do Estado, de sua capacidade reguladora, indutora do crescimento e dos seus correlatos – partidos, política, parlamentos, com a apologia – implícita ou explícita – do mercado, como alocador de recursos.

Essa foi a tese central do neoliberalismo, na qual se apoiou a direita para reatualizar-se, modernizar-se, conquistar espaços e forças políticas e ideológicas nas décadas passadas. Foi essa tese que promoveu a ascensão das lideranças de Reagan, Thatcher, Felipe Gonzalez, Mitterrand, Menem, FHC, entre outros, derrotando a esquerda no debate, no momento do fim da URSS e da passagem de um mundo bipolar a um mundo unipolar.

A desqualificação da economia planificada e centralizada, do socialismo, das organizações populares, da ideia de que as soluções para os problemas das sociedades não vem de alternativas coletivas, mas da concorrência individual, de uns contra outros, no mercado – foram corolários dessa visão de mundo, centrada no consumir e não no cidadão, na mercantilização e não nos direitos.

A opção do tema da corrupção vai exatamente nessa direção: denunciar, ao mesmo tempo, o Estado, os governos, os políticos, os partidos, a esquerda, as lideranças populares, a prioridade das políticas sociais. E, automaticamente, anistiar ou exaltar o mercado, as empresas, os empresários, os consumidores.

A vantagem do partido-mídia é poder falar todo o tempo, todos os dias, várias vezes ao dia, por escrito, oralmente e pelas imagens. Ocupa todos os espaços que pode. Os jornais tem tiragens cada vez menores, mas dão a pauta para os outros órgãos – rádios, tvs, multiplicando sua audiência.

Porem, os efeitos imediatos são ilusórios. Se conseguem acionar o imaginário de uma certa camada da população, esta é cada vez menor, de idade cada vez maior, de extração cada vez menos popular. Tanto assim que conseguem pífios resultados eleitorais. Conseguem queimar as imagens dos políticos em geral – não sendo poupados nem os que o partido-mídia apoia -, mas não conseguem traduzir isso em votos.

Políticos petistas, por exemplo, podem ser afetados, mas o Lula e a Dilma – que personificam governos que deram certo, que aparecem para a população como os responsáveis pelas transformações positivas que o Brasil vive, não são tocados por essas campanhas – como as pesquisas da semana passada revelaram.

Essa a principal limitação do partido-mídia, a ponto que a Globo, que tem sua principal base de operações no Rio – com jornais, revistas, rádios, TVs aberta e a cabo, internet – há tempos que não consegue eleger nem prefeito da cidade, nem governador do Estado, nem sequer senadores.

O partido-mídia tem assim capacidade de provocar desgastes políticos, mas não pode se tornar partido politico com capacidade de organizar bloco de forças hegemônicas, de conquistar capacidade de disputar governo.
Daí a decepção que provoca nos seus promotores as intensas campanhas que desenvolvem, que aumentam a “indignação” nos que já são adeptos das suas teses, sem conquistar novas adesões.

É o que aconteceu com a recente campanha contra o Lula e a Dilma. Depois de intensas denúncias, fizeram pesquisas – Ibope e Datafolha -, confiantes que poderiam colher resultados que demonstrassem sua capacidade de convencer a opinião pública.

Os resultados foram decepcionantes para eles. Os políticos continuam com sua imagem deteriorada, mas todos os políticos, não apenas os denunciados. Porém, Lula e Dilma se situam acima de tudo isso, como os únicos grandes líderes políticos do país, favoritos destacados para ganhar as próximas eleições.

[Emir Sader]

domingo, 9 de dezembro de 2012


Noites de domingo


As noites de domingo
São esquisitas por natureza

Sempre fico em dúvida
Se aproveito o resto da folga
Ou se me fecho em mim mesmo
Para o dia de amanhã

As noites de domingo
Quem nunca pensou nelas...



sábado, 17 de novembro de 2012

Viernes especial

A sexta começou mais ou menos

A tarde piorou um pouco

Mas veio a chuva com longos pingos

E à noite as labaredas brilharam forte

Até que o fogo deu lugar à serenidade

E a declarações ainda pouco claras

Mas promissoras

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


                                                  Sem adversários...


FLU, a maior campeão brasileiro da era dos pontos corridos.

Neeeeeense!!!!!!

Clique na imagem para ampliar o poster UOL Campeão 2012

Tetra do Brasileiro!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Nense....!!


Olhem o campeão aí!

Só não vale reclamar que o pênalti do vídeo-game foi inventado pelo árbitro...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk kampeão!



domingo, 28 de outubro de 2012

Na cara dos tucanos


Buuu

Por Luiz Fernando Veríssimo (escritor) - O Estado de S. Paulo

Diálogo urbano, no meio de um engarrafamento. Carro a carro.

- É nisso que deu, oito anos de governo Lula. Este caos. Todo o mundo com carro, e todos os carros na rua ao mesmo tempo. Não tem mais hora de pique, agora é pique o dia inteiro. Foram criar a tal nova classe média e o resultado está aí: ninguém consegue mais se mexer. E não é só o trânsito. As lojas estão cheias. Há filas para comprar em toda parte. E vá tentar viajar de avião. Até para o exterior - tudo lotado. Um inferno. Será que não previram isto? Será que ninguém se deu conta dos efeitos que uma distribuição de renda irresponsável teria sobre a população e a economia? Que botar dinheiro na mão das pessoas só criaria esta confusão? Razão tinha quem dizia que um governo do PT seria um desastre, que era melhor emigrar. Quem pode viver em meio a uma euforia assim? E o pior: a nova classe média não sabe consumir. Não está acostumada a comprar certas coisas. Já vi gente apertando secador de cabelo e lepitopi como e fosse manga na feira. É constrangedor. E as ruas estão cheias de motoristas novatos com seu primeiro carro, com acesso ao seu primeiro acelerador e ao seu primeiro delírio de velocidade. O perigo só não é maior porque o trânsito não anda. É por isso que eu sou contra o Lula, contra o que ele e o PT fizeram com este país. Viver no Brasil ficou insuportável.

- A nova classe média nos descaracterizou?

- Exatamente. Nós não éramos assim. Nós nunca fomos assim. Lula acabou com o que tínhamos de mais nosso, que era a pirâmide social. Uma coisa antiga, sólida, estruturada...

- Buuu para o Lula, então?

- Buuu para o Lula!

- E buuu para o Fernando Henrique?

- Buuu para o... Como, "buuu para o Fernando Henrique"?!

- Não é o que estão dizendo? Que tudo que está aí começou com o Fernando Henrique? Que só o que o Lula fez foi continuar o que já tinha sido começado? Que o governo Lula foi irrelevante?

- Sim. Não. Quer dizer...

- Se você concorda que o governo Lula foi apenas o governo Fernando Henrique de barba, está dizendo que o verdadeiro culpado do caos é o Fernando Henrique.

- Claro que não. Se o responsável fosse o Fernando Henrique eu não chamaria de caos, nem seria contra.

- Por quê?

- Porque um é um e o outro é outro, e eu prefiro o outro.

- Então você não acha que Lula foi irrelevante e só continuou o que o Fernando Henrique começou, como dizem os que defendem o Fernando Henrique?

- Acho, mas...

Nesse momento o trânsito começou a andar e o diálogo acabou.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Estrada


Corro, passo, árvore...Penso!
Duas horas viajando
No chão e no vento.

Tempo suficiente
para entender, desentender
e achar que nada vai dar certo.
Será?

Quando menos se espera...
Cheguei!


[Desculpem...não precisam ler isso]

domingo, 23 de setembro de 2012


Me acompanhe


Como tenho vindo pouco aqui no blog (é um fenômeno que não acontece só comigo) quem quiser saber o que faço e escrevo todos os dias, várias vezes ao dia, é só acessar twitter.com/jrbrana

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FIM


Quando não se consegue o que quer

É hora de mudar de atitude

As feridas grandes

Não cicatrizam

Quando se desconhece o conhecido

É o fim definitivo

sábado, 8 de setembro de 2012

Desfile prejudicado


O governador Tião Viana já disse que em 2013 o desfile de 7 de Setembro será pela parte da manhã.

Ele quer evitar a surpresa da chuva nesse período de seca, que chega assim de repente.

Hoje aqui em Rio Branco desfilaram somente os militares.

Muita chuva

Rio Branco recebeu no final da tarde e começo da noite deste 7 de Setembro uma bendita chuva.

Sempre bendita!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

3 anos

Foi num dia assim.. 27 de agosto

Lá em 2009 que foi embora Almir Bezerra da Silva

Parece que foi ontem

Sinceramente...??

A ficha ainda não caiu.

Espero que não caia nunca...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Assista e reflita


João Pedro Stédile, do MST (Movimento dos Sem Terra) declara apoio aos blogueiros progressistas brasileiros.


domingo, 5 de agosto de 2012

É a sorte


Marisa Monte

A melhor entre todas as cantoras do Brasil...

Se nunca ouviu, ouça. Vale à pena.

Ainda Bem

Ainda bem
Que agora encontrei você

Eu realmente não sei
O que eu fiz pra merecer você

Porque ninguém dava nada por mim
Quem dava, eu não tava a fim

Até desacreditei de mim
O meu coração

Já estava acostumado
Com a solidão...

 

sábado, 4 de agosto de 2012


Os dias passam...


Às vezes os problemas não passam.

A gente fica meio sem saber o que fazer.

E o jeito é pedir ajuda a quem pode ajudar.

Não faltam os que se dispõem

Nem tudo está perdido.

O mundo tem jeito, sim.



domingo, 29 de julho de 2012

Vídeo Marina

Criticada por setores do governo sobre sua participação na abertura das Olimpíadas, Marina deu entrevista sobre o assunto. 'Minha presença na cerimônia não é afronta ao Brasil', diz ela.

Assista ao vídeo do jornal o estadão de São Paulo.

sábado, 21 de julho de 2012


                                                                Happy hour

Fui lá no happy hour com o senador Jorge Viana.

Foi no Café do Teatro, no centro da capital.

Lembrei a ele que o Principado de Sena precisa ter mais atenção.

Que a cidade está fora da agenda do Acre há muito, muito, muito, mas muito tempo.

Concordou e prometeu ajudar na reabilitação da terceira cidade do Estado.

Ah...E Jorge Viana agora se refere a Sena também como o Principado.

Pegou, né?!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Convite

'Prezado Brana,


Começa a tramitar no Senado Federal o projeto do novo Código Penal – PLS 236/12, que é o resultado de um anteprojeto elaborado durante sete meses por uma comissão especial de juristas convidados pelo Senado. Agora o projeto do novo Código Penal, matéria complexa e repleta de temas polêmicos, será apreciado por uma Comissão Temporária de onze senadores e eu serei um dos membros.....)

Em Rio Branco
Data: 18 de julho (quarta-feira)
Local: Auditório do Palácio da Justiça
Rua Benjamin Constant, 277 - Centro
Horário 17:00hs

Conto com sua participação!
Grande Abraço
Jorge Viana'
Estarei lá.


terça-feira, 10 de julho de 2012

 
                         Isabele, 16 anos


Ela tem uma história parecida, igual, semelhante a muitas meninas do Brasil.

Apareceu na minha vida por pura sorte minha.

Completa hoje apenas 16 anos e já acha que pode traçar seu próprio caminho.

Falta-lhe régua e compasso ainda.

16 é uma idade complicada e todo pai sabe disso.

Não sou um pai dos melhores, eu sei.

Passo pouco tempo com ela devido à luta pela sobrevivência.

Mas dormimos na mesma casa e - às vezes - no mesmo quarto...

Para ela não esquecer que sou seu protetor fiel.

Todo dia peço aos deuses do universo que nada estrague a vidinha dessa minha filha que ganhei um dia.

Há pouco tiramos esta foto aí em cima na pracinha aqui do bairro.

Vale mais que um bilhão de palavras.

Nem sei se ela vai ler isso aqui.

Acho que não.

Ela não entra no meu blog.

Ela vive no facebook e no seu mundo.

Não tem problema.

Não vai diminuir o meu amor por ela.

Isabele...forte como uma rocha.

Só eu e ela sabemos como é a nossa vida.

Seja feliz minha filha.

domingo, 8 de julho de 2012

Tempo bom e ruim

Nós não gostamos de frio.

Todo mundo no Acre gosta de estar ao ar livre.

No meio da rua, na mesa do bar com vista para a rua e para quem passa.

Quando esfria a temperatura esfria também o ânimo do acreano.

Todo mundo começa a andar se apertando para se livrar do frio, que nem é tão forte assim.

Mas é o jeito do Acre.

Aqui não gostamos de frio.

Ponto final.

domingo, 1 de julho de 2012

Afif Arão

O líder da igreja Renovada, de cunho evangélico, morre na cidade de Manaus neste domingo.

Arão, era assim que eu o chamava.

Fomos amigos na infância e adolescência.

Claro, ele nasceu no Principado de Sena.

Morávamos no mesmo bairro.

Não concordava com seus métodos regiliosos atuais, mas isso não importa.

Que descanse em paz.

Meus sentimentos à família.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pegando fogo

Até amanhã, sábado, as labaredas da política  no Principado de Sena estarão cada mais cintilantes.

Nas últimas 24 horas o movimento intenso de luta política tem consumido o tempo das principais lideranças, especialmente as da Frente Popular.

A formação da chapa da FP está sendo decidida em Rio Branco.

domingo, 17 de junho de 2012

Clareando

Algumas coisas começam a clarear.

Outras nem tanto.

É aquela história: sorte numas coisas, falta de sorte em outras.

Mas o real é que estou em paz comigo mesmo.

De vez em quando revivo emoções...

E é bom de vez em quando reviver emoções conhecidas...

Estou num momento decisivo.

Sempre gostei de desafios.

Não preciso de muito para ser feliz.

Ser feliz é que é preciso.


domingo, 10 de junho de 2012

Acidente

Tragédia

Mais um final de semana para esquecer em Sena Madureira. (exceto famliares)

Seis mortes na BR-364.

Dois veículos colidem.

Causas?

sexta-feira, 1 de junho de 2012

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Futebol

Doka

Na matéria de capa do SENA XXI deste final de semana Doka Madureira, que joga na Turquia, é o entrevistado.

Num papo descontraído, o craque de Sena abre o coração e fala da sua vida e da sua carreira nos gramados do mundo.

Imperdível.

O SENA XXI circula no Principado de Sena e na capital (na Miragina e na banca de revista do Araújo Aviário.)

domingo, 27 de maio de 2012

Arraial no Principado


                           Precisa mais?


Há 40 anos ele promove o Arraial mais tradicional do Acre.

São 31 dias de festa na igreja Católica em Sena Madureira no mês de maio.

Quando se pensa no Principado de Sena vem logo na cabeça quem?

Padre Paolino.


[Foto tirada na noite de sábado pelo Duan e cedida gentilmente a este blog]

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paolino na vanguarda

Os ataques que o velho e destemido padre Paolino começa a sofrer já eram esperados.

O velho Paolino tem prestígio e serviço prestado ao Principado de Sena, ao Acre e ao Brasil.

Neste blog e no site www.oestadoacre.com haverá sempre um espaço para mostrar a sua luta em defesa da sua cidade e do seu povo.

Paolino tem o direito de sugerir o que acha melhor para o município.

Os conservadores e atrasados da cidade vão estrebuchar...vão cortar os pulsos.

Não vai adiantar.



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maria

                               
                                 Maria


Para mim a palavra que define Maria Antônia (Soares de Assis) é bondade.

Destemida, insegura, prestativa, preocupada, elegante, estressada, companheira, mãezona, chorona, amiga de verdade....

De todos esses adjetivos o que mais me chamava atenção em Maria era a sua bondade com as pessoas.

Comigo, então...

Maria entrou na política quando já tinha mais de 40 anos.

Foi um choque para suas amigas e amigos do High Society.

Foi Sérgio Taboada que a convenceu a entrar na nossa chapa do Sindicato dos Bancários. A entrar na política.

Maria era funcionária do Banco da Amazônia. À época tinha um salário melhor que os outros bancários.

Era uma privilegiada comparando com os funcionários dos outros bancos.

Maria virou sindicalista. Era a nossa 'socialite' do Sindicato.

Se revelou uma grande lutadora. Que ela já era na sua vida pessoal, mas sem visibilidade.

Maria ganhou o respeito do movimento em nível local e nacional.

Ela abria as portas dos lugares chiques e do poder para a nossa turma de barbudos sindicalistas vestidos de camiseta e malha esgarçada.

Ela se envolvia com as coisas, com as causas.

Me sucedeu no Sindicato dos Bancários como presidente.

Quem poderia imaginar Maria Antônia empunhando megafone em greves pelas ruas do centro de Rio Branco....

Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil...saiu depois para o PT.

Foi vereadora.

A doença a destruiu...

Maria  Antônia ficará na lembrança como uma das pessoas mais importantes da minha vida.

Nosso último encontro foi em São Paulo quando estava internada.

Ela, eu e Taboada.

O Taboada foi um ídolo para Maria.

Ela o admirava muito.

Aquele encontro foi a nossa despedida. E nem sabíamos disso.

Ela sempre dizia se referindo a mim:

'O Braña é como um filho'.

E eu digo:

Ela foi como uma mãe pra mim.  Me protegeu  (em todos os sentidos) como pôde durante os anos de Sindicato dos Bancários.

Vai em paz, Maria!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Evo expropria empresa espanhola

Efeito Argentina.

A Bolívia esperou o dia 1º de Maio para nacionalizar a companhia elétrica do país, espanhola, e deixá-la sob o comando do Estado nacional.

Justificativa de Evo Morales:

-Pouco investimento (81 milhões de dólares em 16 anos).

Realmente é quase nada.

Ouça Evo durante ato de expropriação:
Boa estreia

O semanário Sena XXI já está circulando no Principado e o começo não poderia ter sido melhor.

Mexeu com a cidade neste fim de semana.

Domingo tem mais.

sábado, 28 de abril de 2012



                       Confirmado


Neste domingo, segunda e terça, no Principado de Sena, começa a circular o Sena XXI.

O jornal estreia logo de cara com uma entrevista polêmica e nada convencional do governador Tião Viana.

O Sena XXI poderá ser comprado por R$ 0,50 na Feira e em pontos do centro da cidade.

Não deixe de pegar o seu exemplar.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pára tudo!

Como diz o narrador da Fox Sports, 'Pára Tudo!'

Acabei de gravar, isso mesmo!,  uma entrevista (acabou há pouco) exclusiva com o governador Tião Viana sobre o Principado de Sena.

É a primeira vez que um governador do Acre concede entrevista exclusiva sobre um único município que não seja a capital.

Vai pipocar a política do Iaco depois dessa entrevista que será publicada na estreia do SENA XXI, o jornal semanário de Sena Madureira que chega aos leitores do município e às bancas nos próximos dias, horas.

Está em minhas mãos todos os investimentos que o governo pretende fazer no Principado.

É só aguardar o SENA XXI.

domingo, 15 de abril de 2012

Dia lindo!


Abri há pouco a janela do meu quarto...

O sol entrou sem pedir permissão...

Nem precisava.

Hoje é dia 15 de Abril e tudo que eu queria era um dia especial. De sol e sem nuvens no céu!

Recordei de muitas coisas, de pessoas especiais e do meu velho Principado de Sena.

Agradeço a todos pelas felicitaciones por mi cumpleanõs (meu filho João Lucas também faz 21 anos). A idade avança!

Há 5 dias me recuperando de cirurgia no olho e passando a maior do tempo no quarto com a luz a apagada descobri..., na verdade Redescobri...

...Que sou feliz!

E uma lágrima também me festeja...


[vim aqui rapidinho escrever esse agradecimento. O olho precisa de descanso, repouso e escuridão. Ainda to vendo embaçado. Dormi e amanheci ouvindo uma FM de Bastia, FR, a Chérie. Obrigado a todos. ]

quinta-feira, 5 de abril de 2012



                             Duduca...!

Ele é tido em Sena como 'esquentado'.

E é mesmo! Em algumas situações.

É visto ainda como um empresário bem sucedido.

E é mesmo! Tudo que tem está fincado no Principado de Sena.

Poderia investir em outro lugar, mas aposta tudo na sua cidade, mesmo que a sua cidade não aposte nele.

É carimbado nos bastidores da polítca como 'oposição' ao PT.

Engano. Duduca não é oposição ao governo nem tem partido.

É verdade que critica ações do PT, como critica membros da oposição os chamando de 'despreparados''

-Tem uns da oposição, que eu conheço, que não valem nada. Se pegarem o governo vão destruir tudo que o PT fez nos últimos anos - diz.

Duduca gosta do estilo Tião Viana de governar. Mais do que o estilo Jorge Viana.

Duduca tem perfil semelhante ao do governador. É arrojado e não tem medo de fazer as coisas que dão na telha.

No último Carnaval nos encontramos no Principado.

Do seu restaurante/posto fomos até o Zézinho Ribeiro...Foi divertido.

Aos que pensam que Duduca tem pretensões políticas um aviso:

-Não tenho pretensões políticas nenhuma. Vivo para trabalhar e aproveitar os frutos do meu trabalho. E também faço o que posso, junto com a minha esposa Lúcia, por esta cidade.

E você, então, não é oposição ao governo do PT?

-Nunca fui. Venderam isso em Sena. As pessoas que não gostam de mim falam isso para me prejudicar. Sou pela coisa certa. E espero que o governador não apóie candidato ruin na próxima eleição aqui no nosso município. Sena precisa se desenvolver.

Agora tem uma coisa que também é verdade.

Duduca não tem papas na língua. Fala o que pensa. É direto. Não age com subterfúgios.

Eu prefiro lidar com pessoas assim, que são autênticas...

Por isso Duduca está na lista dos meus amigos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

87 anos...!!!

Parabéns ao velho guerreiro Pe. Paolino Baldassari pelo seu aniversário.

Sena tem muita sorte!

Muito mais anos de vida....!

sábado, 31 de março de 2012

[Resposta a um (a) amigo (a)]

Quero alguém que me dê atenção..

Que brinque comigo e eu brinque com ela...

Que saia comigo sem destino por aí..

Que ria, que chore..

Que brigue até de vez em quando, e que ame...

E que seja verdadeira, inteligente...honesta consigo mesma e comigo.

Una mujer con La M grande.

quarta-feira, 28 de março de 2012

                                              Olha essa Capa!


É de O DIA, jornal carioca em homenagem ao mestre Chico Anísio.

É isso mesmo!

Morreram Chico Anísio!

Eram muitos...

domingo, 18 de março de 2012

Sem cirurgia

Uma boa notícia neste domingo!

Pe. Paolino não passará por cirurgia cardíaca.

A informação foi me passada no começo desta tarde por um integrante da igreja que está o acompanhando na cidade de Brasília.

Paolino está internado no Instituto Cardiológico da Base Aérea do Distrito Federal desde quarta, 14.

Em melhores condições, ele já está caminhando sozinho pelo apartamento e tem se alimentado melhor.

-Não será preciso fazer cirurgia. Os remédios vão resolver o problema. Não será preciso fazer cateterismo para desobstruir as artérias - disse-me o amigo que cuida dele na capital federal.

Previsão de alta?

-Talvez ele já retorne nos próximos dias.

Não teria melhor notícia neste domingo à tarde para o Principado de Sena.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Paolino em Brasília

Aos amigos e aos que gostam do velho no Principado de Sena.

A igreja mudou o local de tratamento de Pe. Paolino.

Estava previsto tratamento no Incor, São Paulo, mas Pe. Paolino foi internado em Brasília, onde nesta sexta fez uma série de exames.

Conversei por telefone nesta noite com o frei que está cuidando dele, que me disse: 'Estamos em Brasília, hoje ele fez exames, comeu bem e tudo está conforme o previsto. Amanhã (sábado) ele vai fazer novos exames'.

A torcida é para que não precise fazer cirurgia cardíaca.

quinta-feira, 15 de março de 2012

                       Cirurgia em Paolino

Confirmado.

Pe. Paolino Baldassari vai mesmo passar por cirurgia no coração.

Ele deve viajar nesta quina ainda para São Paulo. A demora é porque as passagens ainda estão sendo providenciadas pela igreja.

A cirurgia será no Instituto do Coração (Incor).

Nas últimas 48 horas, Paolino dormiu bem e se alimentou melhor, coisa não vinha fazendo devido a taquicardia e pressão no peito que sentia.

Ao meu amigo e conselheiro humano Pe. Paolino, toda sorte do mundo!!!

E breve retorno ao Principado de Sena.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Adamor das Mercês

Fiquei sabendo dos sérios problemas de saúde do vereador Adamor das Mercês, do Principado de Sena Madureira.

Estou aqui na torcida por sua breve recuperação.

Adamor é um lutador...um homem do povo.

Vamos em frente, camarada!

terça-feira, 13 de março de 2012

                       O Paciente impaciente

Visitei nesta manhã o paciente Pe Paolino Baldassari no Hospital Santa Juliana.

Quando cheguei ele havia saído para a Fundação Hospitalar para fazer exames cardíacos.

Isso mesmo!. Há três dias sem dormir e com crises esporádicas para respirar o velho padre de 86 anos já fez uma bateria de exames (no sábado, 17, fará outro mais detalhado) do coração e também para verificar possível pneumonia.

Resultado até agora: Pe. Paolino estava sofrendo taquicardia (batimento acelerado do coração) e circulação prejudicada, o que o tem incomodado muito. Devido à má circulação Paolino tem sentido muito frio nos pés.

Para os médicos que o atendem - são dois - o caso de Paolino está sob controle. Ele só precisa cumprir as recomendações à risca.

Visitas

Nesta manhã o Bispo Dom Joaquím e o padre Asfuri fizeram uma visita descontraída a Paolino, mas as orientações do Bispo, mesmo em tom de brincadeira, foram claras: repouso total, restrição a visitas (inclusive as minhas)...

No português claro com sotaque español do Bispo, o paciente impaciente terá que se submeter à hierárquia eclesiástica até se curar totalmente.

-E não fugir do hospital como já fez uma vez - disse Dom Joaquim.

Também esteve com  o paciente impaciente o médico infectologista Alan Areal, que é de Sena Madureira e estava de plantão no hospital.

Alan explicou demoradamente as orientações a Paolino. Ele balaçanva a cabeça afirmativamente que atenderia.

Do velho comigo

O Senhor tá se sentindo bem?

-Não. Não estou me sentindo bem.

E a cirurgia de hérnia?

-Foi tudo bem.

Tem dormido com dificuldade...?

-Não durmo há três dias...

[Um frei do convento aqui de Rio Branco que está com Paolino no Apartamento do hospital me disse que ele passou o sábado sem dormir à noite, se sentido mal com a respiração, e não chamou ninguém].. Na manhã, seguinte, domingo, retornou ao Santa Juliana.

O senhor vai se cuidar e obedecer as ordens dos médicos?

-Vou [balança a cabeça demonstrando impaciência em estar internado]...

Pe. Paolino

Conversei há pouco com ele, que voltou a ser internado.

Dou notícia sobre o velho ainda hoje.

sábado, 10 de março de 2012

Maná e Zuchero

Baila, baila morena

Bajo esta luna llena

Y debe haber un caos dentro de ti,

Para que brote asi...

Linda música de Zuchero...veja e ouça.

E preste atenção na letra.

Mescla español com inglês.

sexta-feira, 9 de março de 2012

               
                    Pe. Paolino sai do hospital



Encontrei nesta tarde com Padre Paolino no hospital Santa Juliana.

Fui visitá-lo.

Ele estava de saída.

Conversei um pouco com ele.

Me disse duas coisas:

Primeira: que está preocupado com a eleição para prefeito do Principado de Sena.

Segunda: que perdeu tempo no hospital

Veja o rápido vídeo que fiz com ele aqui no www.oestadoacre.com

quinta-feira, 8 de março de 2012



                                  Maradona é tricolor


A galera do FLU vestiu El Pibe de Oro com as três cores que traduzem tradição (Verde-Branco-Grená) depois da vitória histórica do Nense sobre o Boca em La Bombonera.

2 a 1.

E os xeneizes choraram...


domingo, 4 de março de 2012

Atenção, prefeituras!!!


Inclusive a do Principado de Sena.

Dêem uma olhada nesse projeto que prevê incentivo para instalação de salas de cinemas no Brasil...para empresários e para os municípios, caso estes se interessem..

O povo gosta de cinema...

As salas do shopping em Rio Branco provam isso.

Leia aqui

sábado, 3 de março de 2012

                                              [Hoje, 3, em Sena: Paolino, Gov Tião e Sen Jorge]

                        Azar de Roma

Todos querem festejá-lo.

Todos o respeitam.

Todos o admiram.

Nem todos o escutam.

O Pe guerreiro está de volta a Sena depois de umas semanas rio Iaco acima pregando o Evangelho.

Pe Paolino....Se Roma tivesse um Paolino...Pelo menos um...


[foto: léo rosas, gov]
E a Copa 14

A ameaça de tirarem a  Copa do Brasil.

Leia o Juca Kfouri aqui

domingo, 26 de fevereiro de 2012

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


                    A Ponte do Iaco

Os 'balseiros' e as pessoas gostam dela.

Um fascínio no Iaco...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


                       As mãos do Iaco
As vísceras...

A enchente do Iaco tem uma virtude.

Está mostrando as vísceras da cidade, que precisa urgentemente de investimentos para sair do estado em que se encontra.

Saneamento básico e educação ambiental...

Podemos começar por esses dois.

A sujeira apresentada pelas águas impressiona.

Se deixar ela entra....

E não é culpa da sujeira.
Decreto de Emergência

O prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, decretou no domingo, 19, Estado de Emergência no município devido as consequências da enchente do Rio Iaco e afluentes.

Foi o Decreto nº 7 da prefeitura.

Veja os bairros que foram afetados:


Art. 1° - Fica declarada situação anormal, caracterizada como “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA”, nas áreas atingidas pela enchente, a seguir descritas: Área Urbana – Bairros São Felipe, Cafezal, Vitória, Pista, Niterói, Cohab, São Francisco,Boca do Caeté,  Jardim primavera, Cidade nova, Vila Militar, Cristo Libertador, Raimundo Gomes de Oliveira, Centro – (Siqueira Campos, Piauí, maranhão, Benjamin Constant, Monsenhor Távora),  Área Rural – À jusante da Cidade de Sena Madureira: os produtores rurais do projetos de assentamento Boa Esperança, Gleba São Jorge, Wilson Lopes, Paris, Boca do Iaco, Pólo de verduras  do 2º. Distrito, e outros produtores ribeirinhos ao longo do Rio Caeté, Macauã, Iaco, Purus e Cassirian e ainda dos igarapés Xiburema, Madalena, São Pedro e Cassirian.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Falta sal...

Os dois primeiros dias de Carnaval no Principado de Sena Madureira poderia ter sido melhor.

Algumas razões para o pouco entusiamo estão sendo ventiladas:

A) O não pagamento dos salários do município e do estado antes da folia;

B) A enchente, que está assustando a população...;

C) As atrações de palco dos dois primeiros dias, que não chamaram à atenção do público..

D) O repertório fraquíssimo...

Pode ser...

Tem tudo para ser.

Vamos conferir o terceiro dia...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval Tricolor

Não haveria decisão mais acertada de quem resolveu desfraldar esse belo colorido na Avenida Avelino Chaves..

As cores do Carnaval no Principado de Sena são as do FLU campeão.

As três cores que traduzem Trad..........tudo!

As cores enfeitam o Palco da folia.
Não precisa...

O sofrimento das vítimas da enchente no Principado de Sena não é diferente dos demais municípios do Estado.

Aqui a morada acrescenta mais um ingrediente e encobre o rosto para não aparecer.

O ingrediente da dignidade humana.

Como se dissesse, 'preciso passar por uma situação dessas, de ver minha casa dentro d'água...?!!'

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tião no Principado

Governador Tião Viana faz visita de trabalho hoje em Sena Madureira.

Vai ver de perto o estrago que as águas do Iaco estão fazendo na cidade.

Deve anunciar ajuda ao município, claro.

Mas o Carnaval tá mantido...por enquanto.
Rio Acre

Continua subindo....

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


O Original e sua princesa

O João Braña, meu tio, agora arrumou trabalho sério.

Cuida diariamente dessa princesinha que ele já tem como quase uma filha.

Uma criaturinha dessas em casa é como ganhar na Mega Sena sozinho.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fala, Perpétua...

Perpétua, a deputada, me respondeu há pouco pelo Twitter, que não procede o zum zum zum de que sua  candidatura, ou prè (esse negócio de pré é uma idiotice. Um dia as eleições vão ser geridas pelos próprios partidos no Brasil e a justiça eleitoral vai ter que fazer outra coisa) teria esfriado...

Resposta da Perpétua à minha pergunta (Tem lógica o que tô ouvindo que sua candidatura esfriou????)

-Claro q não. Eu tava 10 dias de retiro. Fortalecer o espírito, o intelecto e o corpo p os embates desta batalha.

A conferir....

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

[ Desabafo de Labina Gadelha]


Senão fosse o buraco...


Eu sou do tempo que Brasiléia era ‘Vila Brasília’ e Epitaciolândia era ‘Vila Epitacio’. O que estas Vilas tem em comum? O BURACO! Que culminou com a morte de duas pessoas queridas e amadas por todos.

Sei e entendo que a morte só quer uma desculpa mas, senão fosse o buraco, estaríamos desfrutando das companhias dessas pessoas “que partiram fora do combinado”. Estou falando do Lau Barroso (ex-prefeito de Brasiléia) e do jovem médico Yhuri Saadi, morto no último final de semana, que tiveram a mesma “sorte”, caíram em um buraco.

O Lau, estava a 20KM por hora em uma bicicleta, o Yhuri estava em maior velocidade. Essas pessoas tinham sonhos que foram interrompidos por um buraco.

Parece simples, mas dói muito para quem ficou a perguntar, por quê?

Eu tenho que aceitar e sofrer a minha dor, por que VILA tem que ter buraco!

Veja homenagem póstuma  aqui

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cliques do Duduca

Os cliques são do anfitrião da Quinta dos 3 sabores, no restaurante Cheiro Verde, no Principado de Sena.

Nesta última foto, o Idel, que agora é tricolor...as três cores (também da Itália) que traduzem tradição iluminam o ambiente.
Sabores do Principado

Na Quinta dos 3 Sabores do restaurante Cheiro Verde, em Sena Madureira, o meu prato - à italiana - foi feito/produzido pela chef Lúcia, mãe do Jota, e esposa do Duduca.

Veja aí como foi no vídeo do meu Android:

duração: 4m26s

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Noite no Principado

No restaurante do Jotinha (Cheiro Verde), no Principado, hoje tem a noite dos três sabores culturais: japonês, Árabe e Italiano.

É uma novidade na cidade de Sena.

Já estou aqui.

domingo, 29 de janeiro de 2012

 A Cuba que Dilma visita

Por Emir Sader - professor
Carta Maior

Assim que Fidel e seus companheiros tomaram o poder e o governo dos EUA acentuou suas articulações para tratar de derrubar o novo poder, a grande burguesia cubana e uma parte da classe média alta foram se refugiar em Miami. Bastava esperar que mais um governo rebelde capitulasse diante das pressões norte-americanas ou fosse irremediavelmente derrubado. Afinal, nenhum governo latinoamericano rebelde tinha conseguido sobreviver. Poucos anos antes Getulio Vargas tinha se suicidado e Peron tinha abandonado o governo. Os dois governos da Guatemala que tinham ousado colocar em prática uma reforma agrária contra a United Fruis – hoje reciclada no nome para Chiquita -, sofreram um violento golpe militar.

Como um governo cubano rebelde, em plena guerra fria, a 110 quilômetros do império, conseguiria sobreviver? Cuba era o modelo do “pátio traseiro” dos EUA. Era ali que a burguesia cubana passava suas férias como se estivesse numa colônia sua. Era ali que os filmes de Hollywood encontravam os cenários para os seus melosos filmes sentimentais. Era ali que um aristocrata cubano tinha importado Esther Williams para inaugurar sua casa no centro de Havana, mergulhando numa piscina cheia de champanhe. Era em Cuba que os milionários norteamericanos desembarcavam com seus iates diretamente aos hotéis com cassinos ou às suas casas, sem sequer passar pelas alfândegas. Era ali que os marinheiros norteamericanos se embebedavam e ofendiam os cubanos de todas as formas possíveis. Era para Cuba que a Pan American inaugurou seus vôos internacionais. Era ali que as construtoras de carros norte-americanas testavam seus novos modelos, um ano antes de produzi-los nos EUA. Foi em Cuba que a máfia internacional fez seu congresso mundial no fim da segunda guerra, para repartir os seus mercados internacionais, evento para o qual contrataram o jovem cantor Frank Sinatra para animar suas festas. Em suma, Cuba era um protetorado norteamericano.

Os que abandonaram o país deixaram suas casas intactas, fecharam as portas, pegaram o dinheiro que ainda tinham guardado e foram esperar em Miami que o novo governo fosse derrubado e pudessem retomar normalmente sua vida num país de que se consideravam donos, associados aos gringos.

Há um bairro em Miami que se chama Little Havana, onde os nostálgicos ficam olhando para o sul, cada vez menos esperançosos de que possam retornar a uma ilha que já não podem reconhecer, pelas transformações radicais que sofreu. Participaram das tentativas de derrubada do regime, a mais conhecida delas a invasão na Baía dos Porcos, que durou 72 horas, mesmo se pilotada e protagonizada pelos EUA – presidido por John Kennedy naquele momento. Os EUA tiveram que mandar alimentos para crianças para conseguir recuperar os presos da invasão, numa troca humanitária.

Cuba mudou seu destino com a revolução, conseguiu ter os melhores índices sociais do continente, mesmo como país pequeno, pobre, ao lado dos EUA, que mantem o mais longo bloqueio da história – há mais de 50 anos -, tentando esmagar a Ilha.

Durante um tempo Cuba pode apoiar-se na integração ao planejamento conjunto dos países socialistas, dirigida pela URSS, que lhe propiciava petróleo e armamento, além de mercados para seus produtos de exportação. O fim da URSS e do campo socialista aparecia, para alguns, como o fim de Cuba. Depois da queda sucessiva dos países do leste europeu, a imprensa ocidental se deslocou para Cuba, instalou-se em Havana Livre, ficaram tomando mojitos e daiquiris, esperando para testemunhar a ansiada queda do regime cubano. (Entre eles estava Pedro Bial e a equipe da Globo.)

Passaram-se 23 anos e o regime cubano está de pé. Desde 1959, 10 presidentes já passaram pela Casa Branca e tiveram que conviver com a Revolução Cubana – de que todos eles previram o fim.

Cuba teve que se reciclar para sobreviver sem poder participar do planejamento coletivo dos países socialistas. Cuba teve que fazer um imenso esforço, sem cortar os direitos sociais do seu povo, sem fechar camas de hospitais, nem salas de aulas, ao invés da URSS de Gorbachev, que introduziu pacotes de ajuste e terminou acelerando o fim do regime soviético.

É essa Cuba que a Dilma vai encontrar. Em pleno processo de reciclagem de uma economia que necessita adaptar suas necessidades às condições do mundo contemporâneo. Em que Cuba intensificou seu comércio com a Venezuela, a Bolívia, o Equador – através da Alba -, assim como com a China, o Brasil, entre outros. Mas que necessita dar um novo salto econômico, para o que necessita de mais investimentos.

Necessita também aumentar sua produtividade, para o que requer incentivar o trabalho, de acordo com as formulações de Marx na Critica do Programa de Gotha, de que o principio do socialismo é o de que “a cada um conforme o seu trabalho”, afim de gerar as condições do comunismo, em que a fartura permitira atender “a cada um conforme suas necessidades”.

Cuba busca seus novos caminhos, sem renunciar a seu profundo compromisso com os direitos sociais para toda a população, a soberania nacional e a solidariedade internacional. Cuba segue desenvolvendo suas políticas solidárias, que permitiram o fim do analfabetismo na Venezuela e na Bolívia e o avanço decisivo nessa direção em países como o Equador e a Nicarágua.

Cuba mantem sempre, há mais de dez anos, a Escola Latinoamericana de Medicina, que já formou na melhor medicina social do mundo, de forma gratuita, a milhares de jovens originários de comunidades carentes todo o continente – incluídos os EUA. Cuba promove a Operação Milagre, que ja’ permitiu que mais de 3 mil latino-americanos pudessem recuperar plenamente sua visão.

Cuba é um sociedade humanista, que privilegia o atendimento das necessidades dos seus cidadãos e dos de todos os outros países necessitados do mundo. Que busca combinar os mecanismos de planejamento centralizado com incentivos a iniciativas individuais e a atração de investimentos, na busca de um novo modelo de crescimento, que preserve os direitos adquiridos pela Revolução e permite um novo ciclo de expansão econômica.

Aqueles que se preocupam com o sistema politico interno de Cuba, tem que olhar não para Havana, mas para Washington. Ninguém pode pedir a Cuba relaxar seus mecanismos de segurança interna, sendo vítima do bloqueio e das agressões da mais violenta potência imperial da história da humanidade. A pressão tem que se voltar e se concentrar sobre o governo dos EUA, para o fim do bloqueio, a retirada da base naval de Guantanamo do território cubano e a normalização da relação entre os dois países.

É essa Cuba que a Dilma vai se encontrar, intensificando e ampliando os laços de amizade e os intercâmbios econômicos com Cuba. Não por acaso o Brasil só restabeleceu relações com Cuba depois que a ditadura terminou, intensificando essas relações no governo Lula e dando continuidade a essa política com o governo Dilma.
Na roda...

Foi um sábado levando dribles....

Vamos ver o que o domingo reserva....

Qualquer coisa tem a segunda....

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Olá...

Estou de volta, mas ainda com alguns dias sob o tacão bom do art 130 da CLT.

Mas em casa, já...

E revendo coisas boas...e pessoas conhecidas também...revivendo alguns momentos também com pessoas especiais etc etc etc......

E 2012 ainda nem começou....

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tudo bem

Nos últimos dois dias - segunda e terça - nada de problemas com a polícia peruana e sua prática nada republicana.

Que continue assim.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sempre ela...

Já visitei o Peru tantas vezes que nem sei quantas foram. E vou continuar.

Não canso de indicar a amigos que façam o mesmo, pois o povo é maravilhoso, tem história, comida exquisita (boa) e é o país mais lindo que conheço (conheço uns 10, inclusive do Velho Mundo, e não se comparam com este Peru).

Mas esta pátria que está hoje sob um governo de esquerda precisa resolver um problema histórico: a corrupção na polícia.

Ainda estou no Norte do país. Estou sob a égide do Art 130 da CLT (lembram?)

Fui à fronteira com o Equador e voltando, pela Panamericana Norte, fui extorquido em U$ 250 (dólares).

Na ida fui parado várias vezes para checagem de documentos/habilitação e advertido uma por andar com farois apagados (aqui a Lei exige que o veículo esteja sempre com farol ligado nas rodovias).

Hoje (ontem, domingo), no entanto, foi o meu dia de vítima real dos policiais da Polícia Nacional.

Primeira barreira antes da cidade de Trujillo, capital do Departamento de Libertad.

Trujillo tem quase 800 mil habitantes...E uma estrutura comercial que Rio Branco vai suar muito ainda para chegar perto.

O guarda me pára.

-Você fez uma manobra na rotatória irregular...

Eu: Não havia sinalização adequada, mas tudo bem...Qual é o procedimento? (pelo menos uns três motoristas atrás de mim fizeram a mesma manobra que eu. Foram parados e liberados)

-Você e seu amigo (meu cunhado) desrespeitaram o artigo tal e a multa é de 483 soles para cada coche...Vocês terão que pagar amanhã (segunda) na municipalidade..(disse isso e saiu andando para próximo do colega de farda que estava na viatura. No trajeto, parou, virou-se e chamou-me. Saí do veiculo e fui até eles...Já imaginando o que eles queriam)

O segundo guarda: É. A multa terá que ser paga.

Eu: Não posso esperar até amanhã...minha mãe de 73 anos e minha filha estão comigo no carro....E não vou pagar esse valor..

-Você paga U$ 200 (dólares) para mim.

Depois de um tempo....Cedi à (extorsão) e o guarda que estava na viatura mal conseguia pegar as duas notas de U$ 100 novinhas tal era a felicidade...

Segui viagem...Antes de entrar em Trujillo, meia hora depois, outra viatura me pára.

Minha mãe desconfia e mata a charada: 'Os guardas anteriores ligaram para esses aqui da frente para avisar que você havia pago).

É verdade...Esses ficam sempre com um celuar ao ouvido...Seria combinando que carros vão atacar?

O novo guarda foi mais autêntico e re-inventou o tal seguro internacional...(é o principal argumento, quando não tem nada para comprometer o motorista)

-Você é obrigado a ter um seguro aqui no Peru...

Em seguida, o mesmo modo operandis:

O guarda se afasta do meu carro, vira-se e me chama: 'tem que me dar 150 soles'

Paguei novamente (fui extorquido, roubado, vilipendiado por policiais corruptos até os últimos fios de cabelo)

Eu digo a eles: Se vocês continuarem assim não conseguirei chegar ao Brasil...meus poucos recursos economizados vão acabar...Vocês vão continuar telefonando para a próxima viatura na estrada?

O silêncio deles foi a resposta que esperava.

Estou a caminho de Lima...Irei até à Embaixada do Brasil entregar um documento/denúncia (mesmo que seja para o vigia do prédio) contra essa violência policial nas estradas à minha pessoa. E entregarei uma reclamação/denúncia no Consulado peruano do Acre...E pedirei a devolução do meu dinheiro, que foi ganho sem roubar de ninguém.

Já me irritei muito por hoje aqui com os policiais peruanos...

Mesmo assim continuo achando que visitar o Peru é uma excelente opção de lazer e cultural para nós que vivemos no Acre.

Em tempo: a polícia peruana é a instituição mais odiada do país. E quem diz isso são os próprios peruanos, que a classificam como 'Rateros....'


Em tempo 2: nesta segunda - e daqui para frente -  toda vez que me pararem vou pedir à minha filha para filmar a conversa - e a extorsão - sem que eles vejam. Vou mostrar no You Tube como eles agem com os motoristas nas estradas.


Em tempo 3: se eu não aparecer nos próximos dias aqui pela internet...os meus amigos e família terão ideia (depois de ler esse relato) de onde poderão me encontrar.

Em tempo 4: não fiquem revoltados com Peru, o país. No Brasil, a corrupção em algumas instituições públicas está no mesmo nível, mas é dissimulada. Propina é uma instituição, infelizmente, do Continente.

Viva a América Latina!



Boa noite!
!Buenas Noches!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Isabele 'Slater'

Se cuida campeão mundial de Surf, que a Isabele, minha filha de 15 anos - vai desbancar você do trono.

A bela praia é no Norte do Peru, fronteira com Equador, na cidadezinha de Mancora.

Água quente e sol o dia inteiro o ano todo.

E não é o Nordeste do Brasil.

[Veja a Isabele aprendendo no vídeo abaixo dessas fotos.]

Ah, o vídeo e as fotos são do assumido pai coruja, com uma maquininha/celular/filmadora Android.








Mais vídeos da Isabele aprendendo a se equilibrar numa prancha aqui

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que se ouve em Lima

Aqui no Peru, especialmente nas ruas de Lima e Mira Flores - o Brasil está na ordem do dia.

Um ano do governo Ollanta Humala e as opiniões, no geral - são boas e pró-governo.

Os contrários dizem que o governo daqui 'só analisa...passa o tempo analisando...acorda, passa o dia, anoitece e vai dormir analisando...'

Não é comentário de políticos...é o que falam taxistas, peluqueros, porteiros de prédio, concierjes de hotéis, etc...

Mas o assunto mais comentado atualmente por aqui é o marqueteiro brasileiro contratado para ajudar Ollanta a vencer a eleição presidencial e administrar o país...João Santana, que fez a campanha de Dilma, tá na boca dos peruanos.

As pessoas de Lima dão a Joao (como eles pronunciam) Santana a responsabilidade pela vitória de Ollanta.

-Quando o assessor brasileiro foi contratado Ollanta não estava à frente das encuestas (pesquisas) - diz um peruano...Foi só chegar e orientar Ollanta que ele subiu e venceu as eleições - acrescenta.

O problema, no entanto, que imcomoda os limeños é o custo do 'Assessor de Imagens' (como eles denominam marqueteiro). Eles não engolem um estrangeiro nesse posto.

O governo diz que quem paga o marqueteiro brasileiro é o partido de Ollanta. A população não acredita.

-Partido não tem recurso. Quem paga é o governo com o nosso dinheiro - me diz um taxista esclarecido.

-E ele não ganha 5 mil dólares.. Deve receber milhões - imagina o trabalhador peruano.

O certo é que o governo está bem avaliado (embora tenha sido alvo de protesto esta semana do Estado de Cajamarca por reivindicações sobre a mineraria (Cajamarca, no Norte do país, tem a segunda maior mina do mundo). Há uma campanha no Peru contra a contaminação dos rios devido à exploração de minério. É um problema histórico deste país.

Mas o povo quer mesmo saber quanto ganha o 'assessor de imagens brasilero de Ollanta'.

Nunca vão saber.

Em família

Prerrogativas do 130.

No Peru.

Ainda com as bençãos desse Art da Consolidação das Leis do Trabalho...

Antes que acabe.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Isabele de Triciclo

É o táxi em Puerto Maldonado, no Peru.

Estou sob os efeitos do Art. 130 da CLT.

Tenho que aproveitar.

Antes que acabem com esse importante Art. da CLT, de Getúlio.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


Two legend

O Gordo e o Magro, de Sena.

A José e Bebé Chorão disputam até a marca da cerveja.

Duas lendas.

E faltou a terceira....: Zezinho Ribeiro.

Que, ocupado, atendia a clientela do seu Pub no centro do Principado.