sexta-feira, 28 de setembro de 2007







Os craques eternos de Sena

Taí algumas fotos [cedidas pelo Yacoonline] do último sábado, em Sena, quando os craques eternos da cidade se reencontraram no IV Encontro promovido pela prefeitura da cidade. Preferência pela fotos do Comercial, claro. Apenas uma do Grêmio.

O Grêmio desta vez não venceu. Nem o Comercial, que perdeu para a Assincra, do Hermano, que pôs lá uns três que não tinham quarenta anos e, claro, correram mais.

No próximo ano, náo vai mais ter lugar para quem disputa campeonato ou joga todo dia nos campos de pelada. É uma decisão do prefeito Nilson Areal.

E outra coisa: é preciso reduzir o ímpeto competitivo... O certo é pôr os velhos em campo para se divertirem....Até caindo sobre a bola etc...

Ah, ia esquecendo: o Hermando escalou um árbitro suspeito. Parecia o Mário, o melhor jogador do Rio Branco na Série C. O pênalti marcado contra o Comercial, na decisão, foi daqueeeeles....

Mas tudo bem. Ano que vem tem mais. E só com os acima de 40 anos.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007


Tem sempre a primeira vez


O presidente da Assembléia, deputado Edvaldo Magalhães, proporcionou hoje uma cena rara na política local: na mesma mesa almoçando o governador Binho e o oposicionista deputado Luiz Calixto.

A cena foi num bifê da cidade durante almoço oferecido pelo Poder Legislativo a mais de 160 vereadores e deputados estaduais. Binho e Calixto ficaram cara-a-cara.

Bom sinal para a política.

[A foto é da Aleac-Odair Leal]

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Enviem fotos de Sena

Aos meus amigos de Sena, enviem fotos atuais desses dias de festa, que eu as publicarei aqui neste espaço.

Fotos do jogo dos craques [que vou falar depois que passar os festejos] e fotos desta terça, com os desfiles e tudo o que acontecer na cidade.

Enviem para este email aí de cima, ao lado direito.
103 anos

Hojé Sena Madureira completa 103 anos.

Minha vontade é de estar lá.

Fui lá na sexta, e, tirando as e idas e vindas, passei um bom tempo do sábado, e do domingo passados na minha eterna cidade.

Tudo está pronto para o desfile das escolas, no centro. Tem até arquibancadas instaladas. Quando era criança as pessoas ficavam em pé, às margens da rua olhando a gente desfilar.

Sempre passava mal com o sol na cabeça durante os desfiles. Agora o horário mudou e não se desfila mais às 9, 10, 11 ou meio-dia, com o sol a pino.

Depois de um final de semana pleno de alegria, Sena, hoje, se compenetra e avalia, na solidão dos seus moradores - de lá e de outros cantos do Brasil - a essência de ser de Sena Madureira.

São 103 de luta e uma vida de história.

Ah, e quem não é de Sena não entende o amor que nós, de lá, sentimos por aquela terra.

Eu já disse que Sena é a minha Itabira [De Drumond]
A Tribuna fora do ar

O diário A Tribuna, desde domingo, 23, está sem chegar às bancas devido a um problema comum aos moradores da Avenida Ceará: os cabos de fibra óptica foram arrancados pelas máquinas que trabalham na duplicação da via.

Até o TCE está sendo prejudicado.

domingo, 23 de setembro de 2007

Chique: Lula de Nova Iorque para Sena

Nos próximos dias o presidente Lula vai estar no Acre. Na semana passada estava prevista sua vinda, mas furou.

Agora será assim: ele vai vir ao Acre e visitará dois municípios: Xapuri e, claro, Sena Madureira.

Em Sena, o presidente vai assinar a autorização para as sete empresas começarem a trabalhar no trecho Sena-Feijó.

Lula, nesta segunda, se encontra com Bush nos EUA... Depois retorna a Brasília e depois vem ao Acre.

A prefeitura de Sena já recebeu o comunicado do governo do estado para a solenidade, que acontecerá na entrada cidade.

sábado, 22 de setembro de 2007

Alôs...

Para o Serginho Onofre, do Bela Vista.

Ele o bairro estão se sentindo preteridos pela prefeitura da capital, que está dando um trato nos bairros próximos e deixando o BV de fora.

Serginho vê o blog todo dia.
Sena: Indo, vindo, indo...

Ainda pouco estava em Sena e já estou em Rio Branco de volta. Vim sozinho no meu Fiat com uma neblina terrível. Ainda bem que não tive sono.

Ao amanhecer resolverei algumas coisas aqui na capital e, de novo, seguirei rumo ao Iaco.

É hoje o grande dia. Dia do quadrangular com os craques das décadas de 70, 80, 90 e seus antigos times [Comercial, Grêmio, Assincra e Fluminense].

Tá todo mundo em Sena. Hoje tem o grupo ÉOTchan! Vai pegar fogo a cidade!!!

Ontem à noite, o prefeito Nilson anunciou o começo da construção do estádio Marreirão. A vencedora da licitação começa a trabalhar na segunda.

A maquete dá uma bela idéia de como vai ficar o estádio, que deve ser inaugurado em 2008.

Ah, e os recursos foram das emendas do então deputado Chicão Brígido, que, claro, deve ser convidado para a inauguração. Questão de justiça.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

'O Rabo da Besta'

Está quase no prelo o livro do jornalista Tião Maia.

Com várias centenas de páginas, a obra promete sacudir os bastidores locais e, não duvidem, suscitar a curiosidade do Brasil leitor.

A personagem principal do livro é Hildebrando Pascoal. Sua ascensão na PM, na política, e o seu inferno infindável depois da cassação do mandato de deputado federal e das denúncias que o envolveram com o crime organizado.

'O Rabo da Besta' tem duplo sentido. É o nome do local, do bairro, no segundo distrito da capital, onde a família da personagem morou e mora, e a outra Besta é a que faz referência à versão brasileira do Centauro, [o som dos seus cascos é suficiente para aterrorizar os homens].

Vai dar o que falar.

Tião, com ajuda de um advogado, está negociando com duas editoras. Uma delas muito conhecida, que ele pede para eu não citar o nome. Essa importante editora já até adiantou uma grana, que ele diz ter usado para comprar uma casa. Sábia atitude.

Que 'O Rabo da Besta' chegue logo às bancas de todo o Brasil e arrebente. Só assim o Tião Maia vai parar de recitar trechos do livro para mim toda vez que me encontra.

Ele sabe decorado o livro inteirinho.
Marcos Afonso

Para mim saber que o Marcos lê este bloguinho é bom demais. Ele já havia me dito e cobrado que escrevesse mais. É difícil. Durante o dia estou na Asssoria de Comunicação da Aleac [acessem: www.aleac.ac.gov.br] e à noite ainda tenho expediente numa escola estadual.

Mas Marcos me lança um desafio imenso, que eu considero: escrever um livro sobre a minha Sena Madureira. Nada mais estimulante vindo de quem está vindo e, especialmente, no momento que a minha cidade está completando 103 anos.

Nossa amizade é antiga. Estivemos juntos num mesmo partido durante bons anos. A vida nos levou por caminhos distintos, mas não destruiu o carinho que sentimos um pelo outro. Marcos Afonso abandonou a política por razões que são dele e somente dele. E eu respeito.

Quanto ao livro, não sei se terei condições - ou mesmo competência - para pôr numas folhas de papéis um pouco da história da cidade mais importante da minha vida como sugere o Marcos.

Mas, quem sabe, um dia, eu não tome coragem e reaja a esse estímulo do velho marxista acreano.

[O comentário de Marcos Afonso está postado no texto anterior, mas repito aqui embaixo para evitar mais trabalho para o leitor]

Amigo Braña, tudo bem? Leio seu blog diariamente. Gosto dele. Leve, clean, boa diagramação, boas notícias. Mas, como você mesmo se designa "louco por Sena Madureira", quero deixar-lhe uma sugestão.

Nós sabemos da importância, passada e presente, de sua terra. Quantas lideranças políticas, religiosas, literárias e populares Sena já nos brindou! Estive há pouco no município. E visitei o Museu da cidade. Pequeno, mas aconchegante. Gentilmente, o administrador do Museu me presenteou uma revista histórica de Sena. Uma coletânea de artigos de jornais que contam os primórdios da região, você deve conhecer, óbvio. Mas fiquei pensando...

Por que não um livro? Um livro que abordasse esses poucos mais de 100 anos, que contenha todos os aspectos dessa saga emocionante?

Nestes momentos em que as singularidades de um povo são tão importantes de serem preservadas e promovidas (principalmente), um livro seria peça fundamental. Mas teria de ser escrito, também, com muita, muita Paixão! E esse é um sentimento que você nos transmite no seu blog, declaradamente, mas despretenciosamente, coisa de apaixonado mesmo... (risos saudáveis...)

Então? Que tal o desafio de dedicar uns meses nessa empreitada? Sei que o seu tempo é pouco. Mas para mim, você reúne duas qualidades básicas para a autoria desse livro: sensibilidade, amplitude e rigor histórico, ao lado de um texto leve, bem humorado e curioso. Pode dar certo. Basta você querer. Afinal, sua Sena Madureira adoraria essa declaração de amor.

Grande abraço do amigo, Marcos Afonso.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Os craques em Sena

Todo mundo ligando para saber se vou estar em Sena, sábado, no quadrangular de futebol envolvendo o Grêmio, Assincra, Fluminense e, claro, o milionário Comercial.

Claro que vou! Tô escalado pelo técnico Rominha.

Até o Josci, de PV-RO, enviou e-mail.

Uma tenda enorme está sendo armada no campo do Comercial para aguardar o pessoal na manhã de sábado, 22, num almoço preparado pelo prefeito Nilson.

Alerta: não vale o Grêmio escalar os meninos novos contra os velhos. Não vamos aceitar. Atletas de 40 para cima. Não vem, não, viu, Hermano?

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Primeiro às câmaras

As contas das prefeituras terão que ser protocoladas primeiro nas câmaras de vereadores.

Esse será um dos anúncios que o presidente do Tribunal de Contas do Estado [TCE], Francisco Malheiros, fará no dia 26, quando acontecerá o último encontro do ano da Assembléia Legislativa, os vereadores, e os prefeitos dos 22 municípios.

E com a presença do governador Binho Marques.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

De volta...

Já estou de retorno à capital depois de uma viagem de dois dias a Feijó... Uma cidade muito agradável.

Sempre gostei de Feijó.

O evento da Aleac [Assembléia Aberta] foi um sucesso de público e de crítica.

Todas as tendências políticas da região se encontraram no plenário da Câmara de Vereadores....

...E ninguém mordeu um ao outro.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007



De repente


Íamos nos aproximando do Purus, o Rio, e o motorista do micro-ônibus que levava os jornalistas que vão cobrir o 'Assembléia Aberta.'

O micro-ônibus pára...

Um caminhão que vem atrás pára...

E o ônibus que vem logo atrás não consegue parar.

Isso sem falar que no local já havia um caminhão quebrado há pelo menos um dia.


[As fotos são de Fábio Pontes, que não é parente da ponte]
Rumo a Feijó...

Saio nesta manhã rumo à cidade de Feijó, para mais um evento do Poder Legislativo Estadual.

Vamos de carro pela BR-364, torcendo para que tenha secado os trechos onde caíram as chuvas de ontem - e anteontem. E talvez a de daqui a pouco.

A região de Feijó é como Londres, chove todo dia. Só não faz aquele friozinho 'civilizado'.

Rumo a Feijó passarei às margens de Sena, e isso me perturba. Não entra pela minha cabeça passar por Sena e não parar, não ficar, não aproveitar. Dói.

Mas aviso aos adversários do Comercial: faz três dias que comecei a andar nos 300 metros da Rua Pera. Estou me preparando para o torneio de futebol do dia 22, que vai reunir ainda o Grêmio, a Assincra e o Fluminense. É a festa dos 103 anos da cidade, que encerra no dia 25.

Estou entrando em forma.

Vou formar dupla com o Admo. E, de quebra, com a ajuda do A. José, na ponta esquerda.

Mas antes irei a Feijó....Trabalhar.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Binho superou Jorge?

Tem passado despercebida [tinha], parece, a propaganda do governo veiculada na TV de que somente nos primeiros oito meses de Binho Marques foram registrados, em carteira, 8.300 empregos.

Formais!

O número chama atenção: já superou em 4%, segundo a mesma peça na TV, todo o último ano do governo Jorge Viana.

A notícia, que a impressa local não prestou atenção, é abonada pelo Ministério do Trabalho local.

Um de seus servidores, o Neto, que é o chefe, garante no comercial institucional que os mais de oito mil empregos ‘foram com carteira assinada’.

A continuar assim, chegaremos bem ao final do governo Binho.

Post Scriptum: as vaias, de um grupo organizado, dirigidas ao governador Binho Marques durante o 7 de Setembro devem ser encaradas como normais. Se é que vaias podem ser consideradas como ‘normais’. É o ônus do cargo no primeiro ano de governo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007


E morreu Pavarotti


Lembram da Copa de 90, na Itália? Luciano Pavarotti [71], Plácido Domingo e José Carrera, estes dois da Espanha, emocionaram o mundo.

Ele era louco por futebol.

O mundo fica mais pobre sem Pavarotti.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Meio paradona...

O feriado mesmo é hoje, 5, dia da Amazônia. Mas com os bancos fechados a capital deu uma parada.

Pouca coisa acontecendo nesta tarde de quarta.

Até segunda será assim.

terça-feira, 4 de setembro de 2007


Binho no PCdoB


O governador Binho Marques fez na noite de segunda-feira, 3, a primeira reunião, de uma série que vai fazer, com os aliados.
Binho foi à sede do PCdoB e conversou demoradamente com os comunas.
Sob o olhar atento de Che.


domingo, 2 de setembro de 2007

Estrelão vence, mas a estrela foi o Mário

O Rio Branco venceu por 2 a 0 nesta tarde o time do Sampaio Corrêa [cuja alcunha é 'Bolívia querida'], do MA, e avançou na Série C do Brasileiro de Futebol.

O jogo não acabou, como seria o normal. Com apenas sete jogadores em campo, devido à enxurrada de expulsões do time maranhense, a partida foi encerrada antes do tempo. O tribunal desportivo vai decidir sobre a atitude do árbitro.

Mas o nome mais ouvido na Arena não foi de jogadores, e sim do Mário, o bandeirinha, acreano, que de vez em quando dava uma força para o Estrelão. Diz o pessoal que desde o jogo passado.

-Mário, Mário, Mário!!!! É um dos Nossos!!

Era assim a vibração dos torcedores no intervalo do jogo, quando o Estreção já vencia por 1 a 0.

PS: no miserê da Série C, a bilionária CBF só custeia passagens para os árbitros. Os bandeiras são do próprio estado. Um erro.

sábado, 1 de setembro de 2007

Jorge Viana e o patriotismo

Se não leu, leia.

Foi publicado no jornal O Globo, do Rio, e oestadoacre.com republica para o seus leitores.

O ex-governador do Acre fala da classe média, de patriotismo, e dos problemas do seu partido, o PT.

Clique aqui